comportamento

O retorno da feminilidade

Mercado de luxo
Por Cristina Sant`Anna - 18-11-2016

"Um espírito romântico, de confortável e delicada fluidez, é sinal de retorno do glamour e da feminilidade à moda."



Temos visto uma enxurrada de coleções unissex nas últimas temporadas. Ou mesmo coleções que, como no ano passado, mostraram mulheres desfilando de ternos e homens de tailleurs e camisas de renda – como a coleção de Alessandro Michele para a Gucci, em que a androginia esteve presente em cada modelo. Nos calçados, o movimento também tomou forma. Caso da brasileira Melissa que, em sua mais recente coleção – a Dance Machine –, lançou sapatos com numeração que vai até o 44, sinalizando seu uso para homens e mulheres.

Depois do retorno triunfal da alfaiataria, sob a influência dos anos 1990 na moda, e de termos visto sapatos de influência masculina – como os oxford e mocassins – aparecerem em coleções de praticamente todas as marcas, assistimos agora às fashionistas reconectando-se com suafeminilidade. Silhuetas mais sensuais e looks de diva, no entanto, ainda convivem com calçados esportivos inspirados na tendência athleisure, que ainda mostram sinais de permanência, caso dos tênis brancos e de influência esportiva que reinarão nas próximas temporadas.

Mas, sem dúvida, a moda assume novamente um sex appeal, revelando sutilmente curvas através de transparências em estilo romântico que realça a feminilidade.

A aposta são roupas leves, delicadas, com estampas florais.

Rendas e babados são alguns dos detalhes que não podem faltar no visual. Vestidos e saias são indispensáveis. Nos pés, escarpins adornados com pedrarias, saltos finos e cores clássicas. Mesmo os sapatos oxford trazem detalhes ultrafemininos.





CHEIO DE GRAÇA



Dos decotes sensuais aos smokings, do decote de um ombro só a uma estampa de bicho revisitada, tudo vem cheio de graça e de jogos de fluidez. O cetim deixou a esfera privada para invadir o guarda-roupa feminino, seja em pijamas ou vestidoscamisola, bem ao estilo daqueles eternizados por Kate Moss nos anos 1990. Eles foram as estrelas de todas as coleções e já chegaram com tudo às ruas no verão do hemisfério norte. Sandálias de tiras delicadas completaram o desejo romântico de um estilo vitoriano renovado por tons suaves, ou mesmo vermelho, em peças cheias de detalhes de lingeries.

O marinheiro é renovado com inspiração na Riviera Francesa e até com ares tribais/étnicos, convidando-nos a outra forma muito atraente de sedução. O punk perde seu lado agressivo e agrega mais glamour do que nunca. Os spikes são substituídos por taxas arredondadas, de toque suave ou mesmo pedrarias.

As marcas, em geral, investiram em cores e detalhes discretos.

Bordados são um must! Confira: