comportamento

Um domingo por Williamsburg

Arte e moda
Por Cristina Sant`Anna - 29-05-2017

Por muito tempo, Williamsburg foi considerada a parte do Brooklyn, em Nova York, como a região que abrigou os criativos e artistas que foram “expulsos” do Soho pela gentrificação. Era onde os jovens se reuniam para beber e viver frugalmente em lofts industriais em frangalhos. Mas isto ficou no passado.

Williamsburg deixou para trás seus tempos de bairro em ascensão e agora reúne até condomínios de luxo. O comércio também mudou e os brechós estão dando lugar a lojas de espírito independente, com um estilo único: moda high-end, arte, restaurantes, cafés e vida noturna são oferecidos em abundância nesta parte do Brooklyn, do outro lado do East River, a partir do Lower East Side de Manhattan. Fácil chegar pela linha L do metrô, descendo na Bedford Ave. Dando um giro por ela, entre as ruas 6 a 11, e entre a Bedford Ave. e Kent, você vai encontrar lojas, restaurantes e bares discretos. Confira alguns endereços imperdíveis!


>> BIRD

203 Grand St., Brooklyn, NY

O cheirinho amadeirado invade a calçada e serve de convite para visitar a Bird, terceira loja da pequena rede de Jennifer Mankins no Brooklyn. As meninas de bom gosto, incluindo Alexa Chung, amam o clima ensolarado, feminino e arejado, com araras e prateleiras repletas de marcas como Etoile, ACNE, 3.1 Phillip Lim, Alexander Wang, Thakoon, Ligne 6 Martin Margiela, Raquele Alegra, e muitas outras marcas high-end. As prateleiras centrais trazem joias e outros produtos, como cartões tipográficos e velas da Red Hook. Quem quer saber o que se passa no design de ponta na linha de acessórios precisa passar por lá. Muitos dos produtos, inclusive, têm uma inclinação eco-consciente e até mesmo o espaço foi renovado usando materiais de construção ecológicos.

>> MARY MEYER

56 Bogart St., Brooklyn, NY

Não será andando pela rua que você vai encontrar a loja de Mary Meyer. Num prédio que abriga 60 designers, Mary instalou sua butique no subsolo, onde pode incorporar algumas de suas marcas favoritas, bem como mostrar os talentos de outros designers, além de reunir o que há de melhor do vintage na região. O resultado é uma loja superacolhedora, bem ao estilo industrial do Brooklyn, com paredes caiadas, tubos expostos e araras feitas de galhos de árvores. Há também um estúdio aberto, uma pequena loja vintage da Bogart & Moore e uma seção de calçados com marcas como Dolce Vita e Jeffrey Campbell, resultado de uma colaboração entre Meyer e o Williamsburg's Shoe Market. Lenços, bolsas e totes também compartilham espaço com acessórios de outras marcas, como os óculos de sol tingidos à mão da Costalot.


>> SHOE MARKET

160 N. 6th St., Brooklyn, NY

Saindo da área da movimentada Bedford Avenue, encontramos a Shoe Market. Não pense que você vai achar bicos finos ou saltos altos. A seleção inclui sapatos confortáveis que viajam pelas tendências de modelos que passeiam pelas décadas de 1950 até 1980. Os proprietários se orgulham de oferecer estilos que tão funcionais quanto confortáveis. Estão entre os mais vendidos estão botas clássicas Frye e tamancos Sven.


>> DNA FOOTWEAR

133 N. 7th St., Brooklyn, NY

Ainda falando de sapatos, vale uma visita à DNA Footwear, que oferece produtos tanto para o público feminino, quanto para o masculino. A variedade é enorme, incluindo brands como Bed|Stu, Frye, Dolce Vita e TOMS.


>> JOYNERY

263 S 1st St., Brooklyn, NY

Querendo sentir um cheirinho de Brasil? É só visitar a Joynery, loja de Ângela Silva, que mistura um pouco de vintage, itens de decoração, moda, joias e acessórios. Um verdadeiro gabinete de curiosidades ainda mostra achados étnicos e marcas raras, tudo valorizado pelo decor de casa de campo minimalista e elegante. Todos os produtos têm uma etiqueta contando sua história. Pode ser uma calça de chambray de Choctaw Ridge, casacos de uma cooperativa em Gana ou colchas feitas em tear manual Made in Brazil. Os homens não foram esquecidos: para eles, há lindas carteiras de Barrett Alley.


>> REYNARDS

80 Wythe Ave.

Para aquela parada para as comidinhas, um clássico destino gastronômico de Williamsburg é o Reynards, no Hotel Wythe. Aberto por Andrew Tarlow, do império Diner/Marlow, o restaurante é famoso pelas trutas grelhadas e pelo pato. O ambiente é agradabilíssimo e vale aproveitar a área do courtyard.


>> MAISON PREMIERE

298 Bedford Ave.

Também inserido em um hotel, mas agora no Delmano, está o bar de ostras mais badalado do happy hour em Williamsburg: o Maison Premiere. Tem uma vibe de New Orleans e, a partir das 16 horas, serve 30 variedades de ostras. Para beber, oferece uma seleção de 27 absintos (experimente o branco, para começar devagar!). Um jardim romântico complementa a pátina das paredes e os móveis vintage.


>> ROBERTA´S

261 Moore St. Bushwick

Um pouquinho fora de Williamsburg, os fashionistas que pesquisam moda e sempre querem um restaurante para ponto de encontro durante a semana de moda, vale visitar o Roberta’s. É de lá que saem as comidinhas das festas dos principais desfiles, assim como dos eventos do museu Guggenheim. Mas para saborear as delicias do chef Carlo Mirarchi é preciso fazer reserva, porque os lugares são disputadíssimos: a área gourmet do restaurante só tem 12 assentos. Dá para passar por lá para comer a maravilhosa pizza no forno à lenha, servida numa mesa coletiva.