holofote

A shoelover Lu Ferreira

It girls
Por Da Redação - 29-05-2017



Mãe, eu uso sapatos todos os dias! Não posso sair de casa descalça”, dizia a pequena Lu Ferreira, justificando a urgência pré-adolescente por novidades no visual. Alguns anos se passaram, os argumentos amadureceram e as aflições de menina hoje rendem histórias das mais divertidas (e contadas aos risos!). O que não mudou foi a paixão pela moda, que cresceu a ponto de se transformar em oportunidade de empreender na web, com o blog chatadegalocha.com. Por lá, dicas de lifestyle e os ultracomentados (amados e odiados) looks do dia são highlights.



Reconhecida na alta roda fashion pelo sucesso da plataforma de conteúdo e suas redes sociais, a mineira de Belo Horizonte é shoelover assumida. No closet, talvez 70 ou 80 pares, pois precisou desapegar de algumas peças para otimizar o espaço. No mais, ela confessa que até já perdeu as contas. “O que mais gasto dinheiro é com sapatos. É uma coisa que muda completamente o look, sabe? Eu valorizo muito!”, revela, com uma leveza e descontração quase inimagináveis para quem, no final de uma noite de quinta-feira, dia 4 de maio, encaixava a nossa entrevista na agenda – em meio à finalização de um livro, compromissos profissionais e as atividades da exigente rotina de mãe de primeira viagem. A seguir, confira mais do bate-papo com Luísa Ferreira, a Lu.



Compras inteligentes



Na hora de renovar o armário de sapatos, o critério é a funcionalidade. “Eu levo em consideração o que já tenho e tento não escolher peças que tenham a mesma função. Quando gosto muito de um modelo, acabo comprando variações”, pontua Lu. Mas com um adendo: “Depende do meu mood do dia, também. Tem vezes que vou querer um porque é confortável ou outro porque é lindo... se eu me apaixonar, eu levo, sem muito critério” (risos).



O favorito do momento é o oxford que, segundo ela, combina com seu estilo. “Eu tenho muitas peças bem femininas e este modelo é um ótimo contraponto”, diz. Já em relação às marcas queridinhas, Arezzo, Schutz, Luiza Barcellos e Adidas despontam, mas não com exclusividade. “Não tenho preconceito, nem uma favorita. Há várias interessantes, seja pelo conforto ou pelo design”, argumenta.



Ela curte e compartilha



O que usar neste verão?

Ainda não tenho um modelo na lista de desejos. Tenho visto muita sandália abotinada, que deve vir muito forte, mas já usei bastante e não sei se vou usar de novo, porque quando foi tendência, alguns anos atrás, acho que cheguei até a cansar, sabe?



Um bom presente para a melhor amiga?

Ela está grávida de gêmeos e tem uma filhinha, então, seria um bom tênis. Alguma coisa bem confortável, porque combina com o estilo de vida dela agora.



Sapato que combina com tudo?

A sandália de tiras. É impressionante! É só uma tirinha na frente e uma no tornozelo e, sério, é o sapato mais curinga de todos. Em qualquer lugar que você colocar, funciona.



Para se sentir poderosa?

Um bom salto. Um escarpim preto, incrível, de bico fino, acho bem lindo. Ou uma boa sandália com plataforma. Enfim, um bom salto.



 





Ela ama: Nicholas Kirkwood





Mesmo sem declarar uma marca favorita de sapatos, Lu Ferreira confessa ter um carinho especial pelas criações do designer Nicholas Kirkwood. O alemão radicado em Londres é um dos mais respeitados estilistas do mundo, com peças frequentemente comparadas a obras arquitetônicas de vanguarda. “É uma marca muito original, diferente. Eu gosto muito dela. Como usei em um momento muito importante, meu casamento civil, é uma marca pela qual eu tenho carinho”, revela.



A primeira coleção assinada por Kirkwood foi lançada em 2005 e, desde então, foi multipremiado e coleciona aparições memoráveis. Uma delas foi o desfile da grife de lingerie Victoria's Secret 2012, transmitido de Nova York para o mundo pela TV a cabo. Os sapatos do designer roubaram a cena no incensado fashion show.