Calçados infantis

Moda de gente grande

Peças kids têm aposta na tecnologia, com foco nas mudanças do mercado
Por - 28-05-2018

Macaque in the trees
De olho na nova geração de consumo de calçados infantis, a indústria se atualiza com inovações em tecnologia e design cada vez mais próximos da realidade do mercado para adultos. No campo das tendências, o que muda é o estilo, explorando o universo lúdico para encantar os pequenos clientes.

Um dos temas em alta neste contexto é a sustentabilidade nos processos produtivos, em uma equação que alia responsabilidade ambiental, conforto e saúde dos pés. A Calçados Bibi, de Parobé/RS, é uma das empresas que resolveram surfar nesta onda.

Com curadoria da estilista Isabela Capeto, a marca aposta no Projeto Crias, em que pais de consumidores participaram da criação de um tênis fabricado com materiais reaproveitados. Sem restrição de gênero, a peça vem acompanhada de bichinhos colecionáveis, também feitos a partir de couros e tecidos que seriam descartados.

O projeto
Jorge Galvão, Luiza Hickman e Alessandra Lago, um pai e duas mães de consumidores da Bibi, foram os convidados a participar da ação. Com forte identificação com o posicionamento da marca, eles conheceram o processo produtivo e, a partir de dicas de Isabela Capeto, foram dando forma à novidade.

A ideia de adicionar os bichinhos, chamados de “crias”, surgiu em função do gosto da garotada por itens customizados e colecionáveis. São dez opções diferentes, produzidas de forma manual. “O tênis é feito com lycra azul-marinho, leve e fácil de calçar. Ao comprar o produto, a criança tem direito de escolher dois ‘crias’, que são presos no calçado com tirinhas de velcro”, explica a diretora de Marketing e Produto da Bibi, Camila Kohlrausch. Os acessórios também são vendidos separadamente.

Lifestyle sustentável
Os calçados da coleção são livres de substâncias tóxicas e o processo de fabricação utiliza energia elétrica de fontes sustentáveis, ainda segundo Camila. Nas vitrines das lojas da marca, expositores em papelão apresentam os diferenciais dos calçados, com a assinatura de Isabela Capeto.

“Fiquei apaixonada pelo projeto. Primeiro pelo alto-astral dos pais e sua criatividade. Eles foram incríveis. Focamos em desenvolver um trabalho que fala sobre sustentabilidade, reaproveitamento e, o melhor de tudo, fazer com que a criança se sinta criança. É um projeto livre, em que a garotada pode usar o produto como quiser, na hora que quiser e como bem entender”, pontua a estilista.