Empreendedorismo

Alice Salazar além da maquiagem

Reconhecida pela expertise no universo da beleza, influencer amplia horizontes
Por Bárbara Bengua - 28-05-2018

Macaque in the trees
Uma garota do interior do Rio Grande do Sul que conquistou o Brasil inteiro. Assim poderia ser definida Alice Salazar - porém, esta descrição é demasiadamente simples; ela é muito mais do que isso. Maquiadora, blogueira, youtuber, escritora e empresária e digital influencer, a profissional, criada em Santo Antônio da Patrulha, cidade a cerca de 80 quilômetros da capital gaúcha, acumula diversos predicados.

Entre eles, está o fato de ter sido pioneira nos vídeos de tutorial de make up na Internet, ainda em 2010. Inclusive, a visão vanguardista, na opinião de Alice, foi determinante para seu sucesso. É claro, entretanto, que outros ingredientes também foram fundamentais para que a jovem, hoje com 34 anos, despontasse no cenário nacional.

A espontaneidade, o carisma e o talento são qualidades que serviram como ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento de Alice, referência nos universos on-line e da beleza. Hoje, menos de uma década depois do início de tudo, a especialista em maquiagem mostra sua evolução – seja nos vídeos publicados, seja no seu próprio estilo.

A moda, por exemplo, que antes era um pouco distante de Alice, atualmente ocupa um espaço importante em sua vida. O interesse por um lifestyle mais fashion cresceu tanto que, há cerca de um ano, ela foi agenciada pela F*Hits, a maior plataforma de influenciadores digitais do País.

MUDANÇAS NATURAIS
Ao lado de grandes nomes, como a CEO do F*Hits, Alice Ferraz, e bloggers como Camila Coelho e Lalá Noleto, Alice Salazar encontrou, na empresa paulista, o aporte de moda que precisava. “Eu buscava uma consultoria de estilo, alguém que me auxiliasse nessa parte. E achei que a agência iria suprir as minhas necessidades, como aconteceu. Além disso, também tinha muito a contribuir com eles”, conta.

Atualmente, a profissional é vista em semanas de moda nacionais e internacionais e considera que seu estilo se transformou de forma natural. Sua história, sua expertise na maquiagem e sua veia empreendedora são motivo de orgulho para a profissional, que compartilha experiências em palestras e cursos em todo território nacional.

Inclusive, no início de maio deste ano, Alice participou do Fashion Meeting Lançamentos (FML) – 3ª edição, realizado em Novo Hamburgo/RS. O evento fez parte das comemorações de 45 anos da publicação e contou com a presença de mais de 600 pessoas. A seguir, confira algumas curiosidades sobre a blogueira gaúcha.

Estilo: “Gosto de seguir as tendências, mas tenho meu estilo. Então, acompanho a moda, mas uso aquilo que me favorece, que faz eu me sentir bem”

Calçado-desejo: “Desde que comecei a participar de semanas de moda, passei a usar muito tênis. Acho um modelo bem cool e confortável”

Vestuário: “Adoro pantacourt e peças que deixam o tornozelo à mostra”

Espontaneidade: “Acredito que seja essencial para o meu trabalho, pois faz com que eu tenha um relacionamento muito próximo com as minhas fãs”

Relação com as seguidoras: “Dedico muita energia para elas e, na mesma proporção, recebo muito amor, carinho e tenho certeza de que sempre tem gente torcendo por mim”

Marcas que mais admira: “Gosto e tenho muito carinho pela minha marca, a Alice Salazar Cosméticos. E, claro, guardadas as devidas proporções, a Chanel, pois considero uma grife consolidada, desejada e com um valor de mercado muito alto”

Lojas: “É um projeto que já começou com o pé direito, com muita procura, muitos interessados em abrir uma franquia. A gente acredita muito nele”

Vídeos e redes sociais: “Todos os meses, eu, minha equipe e, principalmente, meu marido, Maikel Silva, fazemos o planejamento de tudo que irá para o YouTube. Vemos, também, o que deu certo e o que não funcionou e organizamos nossas demandas. Também tenho uma equipe que me ajuda a produzir conteúdos para o blog e redes sociais”

Livros: “O meu primeiro livro fala muito de automaquiagem, com dicas sobre beleza. Já o segundo conta a minha história e tenta fazer com que o leitor se mexa, lute pelos seus objetivos e faça o que gosta. Isso é a chave de qualquer negócio”

ALICE EM NÚMEROS

YouTube: 2,1 milhões de inscritos (youtube.com/alicecsalazar)
Instagram: 1,4 milhão de seguidores (instagram.com/alicesalazaroficial)
Facebook: 1,3 milhão de curtidas (facebook.com/alicesalazaroficial)
Livros: De bem com o espelho (Belas Letras, 2013) e Do outro lado do espelho (Universo dos Livros, 2017)
Lojas: uma loja própria e seis franquias (até junho, devem ser abertas mais de dez novas lojas)
Linha de cosméticos: produtos – que vão de batons líquidos a sabonete demaquilante – são comercializados em lojas multimarcas e na sua rede de franquias, a Alice Salazar Store