Tecnologia

Inovação para quem é bom de bola

Conheça as principais novidades em chuteiras para a Copa do Mundo
Por Michel Pozzebon - 28-06-2018

Macaque in the trees
No decorrer dos anos, as chuteiras, assim como o futebol, têm mantido constante evolução. Mas o que permanece, independentemente dos modelos desenvolvidos ao longo das décadas, é o fato de os calçados contarem com travas nas solas, que impedem que o jogador escorregue no gramado e se machuque. Entre as tecnologias aplicadas atualmente está o knit, cujas primeiras aparições ocorreram em modelos esportivos, especialmente tênis de corrida.

Atualmente, as chuteiras são superleves (na casa das 150 gramas), feitas com fibras sintéticas e tão anatômicas como sapatilhas de balé – mas nem sempre foi assim. O primeiro modelo desenvolvido para a prática do futebol data de 1890, com um desenho clássico de botas e peso médio de 1 quilo. Além disso, as travas das solas eram produzidas com medidas máximas de 1,27 centímetros.

Foi a Adidas que criou, em 1953, as versões mais modernas, com o cano mais baixo e metade do peso dos primeiros modelos. As travas eram substituíveis, dependendo do solo e das condições climáticas.

Já os anos 1990 foram um marco para a incrementação de tecnologia,cores, materiais e design. O pretinho básico saiu de campo e nuances vibrantes, como vermelho, azul, amarelo e verde passaram a dominar.

Momento-chave
A Copa do Mundo é um dos períodos favoritos das grandes marcas esportivas para apresentarem seus lançamentos. Na edição 2018 do torneio, que ocorre na Rússia, não é diferente. A seguir, confira alguns dos modelos que colorem os gramados durante a competição.



Macaque in the trees
Nike Mercurial Superfly 360
O grande lançamento da Nike para a Copa do Mundo da Rússia 2018 é a chuteira Mercurial Superfly 360, que calça dois grandes craques: Cristiano Ronaldo e Neymar. A inovação está na eliminação das brechas entre a sola e o pé, para que ele não deslize (prejudicando a velocidade e o desempenho). Para chegar a este resultado, a marca desenvolveu a estrutura 360 com tecnologia Flyknit, eliminando a placa do solado como um todo.

A palmilha se une a uma nova sola interna, projetada para favorecer reações instantâneas, com ajuste individual para cada tamanho específico. “Cada tamanho vem com uma sola exclusiva, desenhada para se alinhar à estrutura óssea do corpo do atleta”, explica o diretor sênior de Design da Nike Futebol, Jeongwoo Lee.

A tração é garantida por travas localizadas em pontos estratégicos na região frontal e no calcanhar, com inspiração nos mecanismos de agilidade dos guepardos. Assim, enquanto a parte dianteira permite a aceleração em todas as direções, as travas traseiras ajudam o atleta a frear imediatamente, no momento em que quiser.

Em termos de visual, o cano da Mercurial Superfly 360 é um pouco mais baixo, comparado ao de suas versões anteriores.



Macaque in the trees
Adidas Nemeziz Messi 18+ Energy Mode
A 18+ Energy Mode é a segunda geração da chuteira Adidas Nemeziz. O modelo dispõe de versões com e sem cadarços, mas o destaque fica por conta da edição exclusiva de Messi da próxima geração do calçado – que só estará disponível com um sistema tradicional de atacadores.

A peça traz um cabedal que simula um sistema de fita de atadura, para evitar torções. Projetada para otimizar o desempenho dos jogadores, a chuteira tem colar duplo, que protege o tornozelo e oferece estabilidade. Uma das tecnologias empregadas em sua produção é o Agility Knit 2.0, que proporciona toque suave e sensação de leveza e conforto nos pés.

As cores escolhidas para a Nemezis são bem vivas: Messi ganhou a verde ‘marca texto’, enquanto o outro modelo é fabricado na cor laranja – ambos com o logo em preto.






Macaque in the trees



New Balance Furon 4.0 Otruska
A versão Furon 4.0 da New Balance foi desenvolvida para os atacantes, com foco em velocidade e aproveitamento. Usando a tecnologia FantomFit e a membrana de toque Hidraskin, com uma zona de contato alargada, a chuteira permite ao usuário um chute mais preciso e “limpo”.

A sola foi criada para aceleração, apresentando um chassi TPU de fios de náilon entrelaçados, toque direcional e finalizada com uma camada translúcida “em chamas”.



Macaque in the trees
Puma Future 2.1 Illuminate
A Future 2.1 Illuminante da Puma é a primeira chuteira que promete ajuste personalizável. Cada buraco do acordoamento da Future 2.1 foi mais espaçado e aplicado em uma área maior do cabedal, para gerar ainda mais possibilidades de amarração. Nas zonas de chute, o Netfit é coberto e protegido por uma pele de TPU, que aumenta a aderência e o toque da chuteira.

Para melhorar o encaixe e a sensibilidade da peça, a parte superior do Netfit foi fundida à meia evoknit e às zonas de impacto, criando uma camada que se ajusta ao pé. Desta forma, traz mais conforto e proximidade à bola, para que o toque saia perfeito.





Macaque in the trees
Revolução nas luvas
Pensando no desempenho do goleiro, a Nike também desenvolveu uma nova proposta em luvas. A descarta a alça de fechamento e tem punho de pulso flexível, se estendendo da articulação até o antebraço.

Além disso, a performance do atleta é impactada, em razão da redução de volume e rigidez, em comparação com as luvas tradicionais. Ela também é 33% mais leve.