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Minas Trend vai além na quebra de padrões

Evento integra diferentes públicos, com negócios, moda, música e gastronomia
Por - 08-11-2018

Para entender a pegada do 23º Minas Trend, é necessário deixar de lado o conceito tradicional de feira de negócios e desconstruir também a ideia básica de fashion week. O que se viu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro no Expominas, em Belo Horizonte/MG, foi uma perfeita representação do papel da moda nas cenas econômica, cultural e histórica de um povo. Sob a direção criativa do estilista Ronaldo Fraga, esta edição derrubou a barreira entre os agentes da cadeia produtiva e o público final, trazendo à luz uma nova proposta de fomento ao setor.


Se hoje o consumidor se alimenta de informações instantâneas sobre as novas coleções de suas marcas favoritas, a semana de moda mineira o convida a encurtar o caminho até seus produtos-desejo. “A passarela tem que ir até o povo. Temos que promover o diverso, o encontro das diferenças. Enquanto o Brasil não fizer isso, vamos continuar na idade média. Essa é a proposta que eu espero que o Minas Trend leve para a frente”, disse Fraga, durante o desfile de abertura da mostra, no dia 28.


Ambientes especialmente pensados para atrair o cliente do varejo, como festival gastronômico e pop-up store exclusiva, foram apostas da promotora, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), para impulsionar a movimentação. Neste contexto, manifestações culturais, palestras, workshops e apresentações musicais deram o tom. “A integração da sociedade criou uma nova dinâmica, uma experimentação, ainda feita com uma menor intensidade. Porém, nas próximas edições, vamos aumentar”, explica o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

O tema “Agora e Para Sempre” foi o fio condutor da mostra, que antecipou novidades para o outono-inverno 2019 em vestuário, calçados, bolsas e acessórios de alto valor agregado. A estimativa é de que 15 mil pessoas tenham circulado pelos corredores durante a semana.

Números
Com expectativa de movimentar R$ 200 milhões em negócios durante os quatro dias de programação, o salão de negócios reuniu coleções de 191 marcas, sendo 37 de calçados e bolsas. Com acesso permitido somente a empresários do ramo, o espaço recebeu cerca de 4 mil compradores. Além de lojistas de todo o Brasil, circularam pelo Expominas empresários de Israel, Qatar, Inglaterra, Itália, Alemanha, Argentina, Paraguai e Estados Unidos. Participam também jornalistas da Colômbia e Paraguai.


De acordo com Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, as transformações na construção do Minas Trend abrangem também sua administração. Com um plano de ajustes no orçamento, a promotora estabeleceu uma racionalização de custos e cortes de despesas, além de inserir novos patrocinadores. Desta forma, obteve-se uma redução de 50% no investimento, mantendo o padrão de qualidade. “A reinvenção trará muitas vantagens. Trouxemos um número maior de compradores e aumentamos os quesitos de qualificação desse grupo”, argumenta.


Oportunidade para expandir
Para Paulo Grings, acionista da Piccadilly Company (Igrejinha/RS), a visitação qualificada torna o Minas Trend uma boa oportunidade para abrir novos mercados. “É muito importante estar aqui, pois é uma parcela de consumo que pretendemos conquistar. É um cliente diferenciado, para o qual desenvolvemos linhas específicas, e já recebemos diversos feedbacks positivos”, comenta. Estreando no evento, a companhia lançou o preview de outono-inverno 2019 das marcas Piccadilly e So.Si.

A primeira, com foco em informação de moda e alto apelo de conforto, destaca as principais tendências da estação. “Temos alguns elementos-chave, como croco, elastano e serpente, bem como o xadrez e animal prints. Nosso maior objetivo é sentir este mercado e direcionar os contatos a partir daqui”, pontua a coordenadora comercial da etiqueta, Renata Fattori. Já a So.Si, que completa três anos de atividade neste mês de novembro, vende um estilo de vida que valoriza a flexibilidade, leveza e design ultrafeminino. “Nossa participação nesta edição do Minas Trend é estratégica. O objetivo é ampliar nossa presença de mercado e inserir a marca nas sapatarias e butiques que têm identificação com nossa proposta”, afirma a responsável pela comunicação da brand, Gabriela Comerlato Kich.


Fashion Week
Um line-up com nomes de relevância na moda mineira compôs as duas noites de desfiles do 23º Minas Trend. De joias a lingerie, passando por produções para festas, a veia criativa dos profissionais colocou a passarela sob os holofotes da imprensa nacional e encantou a plateia. De forma geral, brilhos, bordados, aplicações de pedrarias e muitas texturas se mostram indispensáveis nas araras e vitrines. Fortes referências culturais dominaram as inspirações de alguns designers, como Victor Dzenk, que buscou em Portugal a direção de seu estilo, e o coletivo de Alagoas, com sua estética crua e inconfundivelmente refinada.

Sustentável
O reaproveitamento de materiais faz parte do DNA da Bléque, que fez sua estreia no Minas Trend com a coleção batizada de Ouro Branco. Na base, matérias-primas como peles de tilápia e pirarucu, gaze de seda e piñatex, constituído a partir de fibras de abacaxi. “Estamos há um ano no mercado e queremos expandir cada vez mais nossa presença. Sabemos que os produtos sustentáveis ainda não são para todos os bolsos, mas o consumidor está começando a ver que a qualidade e o propósito fazem diferença”, pontua a estilista e fundadora da empresa, Renata Negrão.


Para os próximos meses, o portfólio será reforçado com calçados e bolsas desenvolvidos com componente composto de fibras de banana. “Esta será nossa aposta para o verão 2020. Seremos pioneiros nesta aplicação, que tem tudo a ver com a temporada quente, pois se trata de uma trama mais aberta”, revela.

* A jornalista Mary Silva viajou a Belo Horizonte a convite da FIEMG. A cobertura é apresentada por Piccadilly e So.Si.