Materiais

Inspiramais 2020_I é moda, inovação e criatividade

Conexão Criativa e Comercial integra programação do Salão de Design e Inovação de Materiais
Por Da redação - 15-01-2019

O Inspiramais 2020_I – Salão de Design e Inovação de Materiais, que começou nesta terça-feira, 15 de janeiro, em São Paulo/SP, contempla moda, inovação e criatividade. Uma das iniciativas que integra a programação do evento é o projeto Conexão Criativa e Comercial – ação tem a proposta de oxigenar o mercado de moda e design nacional, promovendo desta forma a diversidade, a sustentabilidade e a tecnologia por meio do desenvolvimento de novas matérias-primas originais e inovadoras.

Esta edição do Conexão Criativa e Comercial é composta por 31 empresas, que se destacaram em um processo de inscrição com chamada pública convidando empresas e iniciativasde componentes de todo o Brasil. O resultado traz uma grande diversidade de propostas do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

Entre os participantes do projeto está a Natural Cotton Color (João Pessoa/PB), empresa paraibana especializada em algodão colorido orgânico. A companhia trabalha a partir da agricultura familiar, passando pelo trabalho manual, o design, a confecção e a distribuição de produtos. Entre suas inovações, apresenta um tecido tecnológico utilizando algodão colorido com poliamida biodegradável, dialogando com a renda renascença incrustada em sua construção.

Cultivado na região do semiárido, a pluma do algodão já nasce colorida sem uso de aditivos ou corantes. Como a cultura não é irrigada, nem há etapa de tingimentos, a economia de água é de 87,5% comparada a produção de tecido de algodão comum, tingido pela indústria.

O Inspiramais 2020_I é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Na foto, algodão colorido e renda renascença no desfile da Natural Cotton Color durante a segunda edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW).