Referência

RIP, Lagerfeld: a moda perde um ícone

Designer estava à frente da Chanel desde 1983
Por NELSON BATISTA ZIMMER - 19-02-2019

O dia 19 de fevereiro de 2019 acaba de se tornar uma data de luto para a moda. Morreu, na manhã desta terça, aos 85 anos, em Paris um dos mais lendários nomes da cena fashion: Karl Lagerfeld, alemão, nascido em Hamburgo, mais conhecido como Kayser da moda. À frente da Fendi desde os anos 1965, da Maison Chanel desde 1983 e de sua marca homônima desde 1974, o legado dessa mente brilhante é imenso no universo fashion. Sua trajetória pela moda inclui, também, uma passagem pela Chloé, em 1964.

Seu legado inclui a expressão “Fun Fur”: quando, à frente das coleções de pele da maison Fendi, Lagerfeld insere no catwalk de 2015 da marca romana peças confeccionadas em pele falsa. Uma forma irônica e divertida de trazer para a moda uma solução menos agressiva e cruel para roupas feitas de um dos materiais mais desejados pelas consumidoras.

Karl foi responsável por manter vivo o espírito de mademoiselle Chanel – este talvez seja o seu maior e mais bonito trabalho como estilista. Recriando incansavelmente sob seu próprio ponto de vista, temporada após temporada, roupas e acessórios com o DNA de uma das mais importantes figuras do cenário da moda, Lagerfeld levou a Maison Chanel ao auge, sendo hoje uma das grifes mais admiradas e cobiçadas do planeta.

Talvez nem mesmo a própria Coco Chanel tivesse imaginado que o emblemático e talentoso alemão viesse a fazer jus ao seu dom, assumindo não somente a frente da direção criativa da mais famosa casa francesa de moda, mas de todo um circuito de trabalho intenso ao fotografar pessoalmente os kits para imprensa e as campanhas publicitárias da grife com total maestria. Um perfeccionista nato.

Mesmo trabalhando para maisons de diferentes nações, Karl, que falava fluentemente quatro línguas, soube ser o embaixador cosmopolita perfeito para dar vazão às suas criações. Conseguiu manter características inerentes de cada marca, sem se esquecer de ícones e valores culturais de cada bandeira que originou cada uma das grifes que levavam sua assinatura. Da mesma forma, desenvolveu com perfeição as coleções resorts, explorando ricamente diferentes países e costumes, sem ser burlesco.

Karl nos deixa, assim como seu senso de humor e brilhantismo únicos. Um verdadeiro ícone do pop, Lagerfeld soube aproximar ambientes culturais distantes de forma pitoresca, como quando permitiu imprimir sua silhueta numa garrafa de Coca-Cola light, tornando-se presente na vida de milhares de pessoas, que puderam provar o gostinho da genialidade desse verdadeiro imperador da moda. RIP, Lagerfeld.