Materiais naturais

Couro de abacaxi: o novo tecido da Insecta Shoes

São dois modelos unissex e ecológicos: Argia e Slider
Por - 20-01-2020

A Insecta Shoes (Porto Alegre/RS) começou a trabalhar com o Piñatex, tecido feito a partir do abacaxi. Criado pela designer espanhola Carmen Hijosa, após anos de pesquisas e investimento em tecnologia, o produto é tão resistente quanto o couro de animais e pode ser produzido em grande escala.

Para a produção do tecido são utilizadas as folhas da fruta. “O Piñatex é flexível, absorve bem as estampas e cores, e pode facilmente ser costurado”, comenta Barbara Mattivy, fundadora da marca.

O tecido de abacaxi utiliza uma quantidade menor de água e produtos químicos na sua produção, não necessita de fertilizantes extras e surge de uma matéria que seria descartada, sem contar que é um produto vegano e biodegradável.

As oportunidades de emprego geradas pela produção do Piñatex também merecem destaque. O tecido de abacaxi se torna uma fonte de lucro importante para as comunidades. Por meio da produção das fibras é possível produzir a biomassa do abacaxi, outro subproduto da fruta que pode ser utilizado como fertilizante orgânico ou biogás.

A partir desse mês já é possível conferir os modelos Argia e Lampiris, feitos com Piñatex. Os itens podem ser encontrados no e-commerce e também nas lojas físicas de São Paulo e Porto Alegre. Confira as fotos na galeria.