Sustentabilidade

Fashion Revolution já está com a data marcada

Evento traz a pergunta "do que são feitas minhas roupas?"
Por - 27-02-2020

A Semana do Fashion Revolution já tem data marcada neste ano: 20 a 26 de abril, através de diversas ativações pelo Brasil. No ano passado, o Instituto Fashion Revolution realizou mais de 800 eventos.

Nesta edição, os temas que serão trabalhados são Composição, Condições de Trabalho, Ação Coletiva e Consumo. “Os temas representam uma visão sistêmica do problema e apontam possibilidades para que as soluções sejam trabalhadas”, diz Fernanda Simon, diretora executiva da organização.

Após questionarem “quem fez minhas roupas?”, frase que se espalhou pelos quatro cantos do mundo, o Fash Rev agora pergunta: do que são feitas minhas roupas?

A mensagem se baseia na questão do consumo global de moda que continua a ganhar velocidade em níveis insustentáveis na cultura de descartabilidade. Em todo o mundo são produzidas inúmeras roupas, a partir de materiais não sustentáveis, muitos dos quais acabam incinerados ou em aterros.

“O Fashion Revolution prega que é necessário repensar todo o sistema, passando de um modelo construído sobre o consumo excessivo e a descartabilidade para um modelo circular, onde os materiais e produtos podem ser utilizados por muito mais tempo”. A programação será divulgada em breve.

#DoQueSãoFeitasMinhasRoupas

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Também queremos saber do que são feitas nossas roupas! Você já se fez essa pergunta? Os fios, fibras e tecidos são um ponto crucial do sistema de moda: são inúmeros recursos naturais e humanos utilizados na sua produção, passando desde as lavouras de algodão e seus pesticidas e agrotóxicos até o poliéster que demora 400 anos para se decompor e polui nossos oceanos e mares com microplásticos. Tudo isso acontece na mesma terra que provém nossa comida e nas mesmas fontes que provém nossa água - afinal, o planeta é um só. Por isso, se falamos de revolução na moda, também precisamos demandar saber do é feito aquilo que vestimos todos os dias, de onde veio e quem fez. Vem com a gente: pare agora, observe a etiqueta de alguma peça de roupa que está vestindo e se pergunte #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas? Demande essa questão para as marcas, indústrias e todos os atores responsáveis. Para saber mais sobre a composição daquilo que te veste todos os dias, siga nos acompanhando. #fashionrevolution #semanafashionrevolution

Uma publicação compartilhada por Fashion Revolution Brasil (@fash_rev_brasil) em