Novidade

London Fashion Week será digital e sem separação por gênero

Seguindo a tendência global, o evento de moda acontecerá apenas no digital; inovação também fica por conta da quebra de gêneros
Por Da Redação - 01-06-2020

Macaque in the trees
Depois do anúncio da primeira Milano Digital Fashion Week e da edição on-line da Paris Fashion Week, chegou a vez do British Fashion Council e da London Fashion Week anunciarem, em conjunto, uma mudança na mesma direção para a semana de moda britânica. Em vez de shows físicos, a London Fashion Week deste ano será totalmente digital, com o conteúdo sendo lançado em londonfashionweek.co.uk nos dias 12 a 14 de junho.

Tudo ocorrerá de uma nova maneira, em uma plataforma digital e destinada tanto aos compradores quanto aos consumidores. O novo evento acontecerá durante a data em que a London Fashion Week Men ocorreria – a partir de 12 de junho – e contará com desfiles, entrevistas, podcasts, diários dos designers, seminários online e showrooms digitais, tudo aberto para todos: profissionais, consumidores e fãs.

Outra novidade fica por conta da fluidez de gêneros. Nos próximos 12 meses, os desfiles femininos e masculinos se fundirão em uma plataforma de gênero neutro, permitindo maior flexibilidade às marcas e estilistas.

Exemplo na China

A Shanghai Fashion Week, que acontece durante sete dias em Xangai, na China, foi a primeira a realizar um evento 100% digital, com mais de 150 designers fazendo livestream de suas coleções na plataforma de e-commerce Tmall, que pertence ao grupo Alibaba. Para enriquecer a experiência de visualização, alguns estilistas compartilharam suas inspirações com os fãs em tempo real, enquanto outros permitiram que o público comprasse peças da passarela com seus telefones. Os consumidores puderam comprar produtos da temporada atual ou encomendar novos looks das coleções de outono. Segundo a organização, 2,5 milhões de espectadores acompanharam as primeiras três horas da transmissão.

Oportunidade para o calendário de moda

Em Londres, a plataforma terá um viés colaborativo, reunindo conteúdo multimídia exclusivo de designers, criativos, artistas e parceiros de marca, com moda, cultura e tecnologia. Porém, o evento digital que vai acontecer em junho, não significa o cancelamento da edição de setembro da semana de moda. Em vez disso, essa nova configuração surge como uma possibilidade de flexibilidade para as marcas dentro do calendário de moda.

Naturalmente, esta primeira edição será um experimento que deverá ir se ajustando conforme ele ocorre. Em termos de alcance de público, talvez esta seja a única maneira de realmente democratizar o acesso à moda mostrada nos desfiles. Em uma experiência digital, muito mais gente no mundo poderá ter acesso a exatamente o mesmo conteúdo.