Moda

New York Fashion Week 2020 retorna com shows digitais

Semana de moda deu o start nos eventos, ocorrendo de 13 a 17 de setembro, antes de Londres, Milão e Paris
Por Luana Rodrigues - 15-09-2020

A pandemia do novo coronavírus mudou o formato tradicional das semanas de moda e o resultado é uma mistura de desfiles virtuais e, em alguns casos, físicos, mas com número limitado de público. A New York Fashion Week (NYFW) deu o start nos eventos, ocorrendo de 13 a 17 de setembro, antes de Londres, Milão e Paris.

Os organizadores estão se adaptando às circunstâncias e optaram por uma série de desfiles ao ar livre. Jason Wu abriu a programação no domingo com uma apresentação no telhado do Spring Studios, em Manhattan. Ele mostrou sua coleção primavera/verão 2021 para um público de 30 pessoas, que precisou cumprir o distanciamento social. Entre as modelos, destaque para Indya Moore em uma passarela montada em meio a um conjunto de plantas inspirado na cidade mexicana de Tulum.

Participam ainda da NYFW Anna Sui e Chromat, com apresentações digitais, enquanto uma série de nomes tradicionais do evento, como Michael Kors, não estará presente desta vez.

Para transmitir os desfiles virtuais, foi criado a Runway360, plataforma digital que mostra novas coleções ou outros projetos criativos. E embora a usual semana de moda repleta de estrelas esteja totalmente diferente, a mudança para o virtual também pode levar a apresentações mais sustentáveis. Um relatório recente da Ordre, especializada em showrooms on-line, descobriu que as semanas de moda internacionais emitem, anualmente, o mesmo volume de gases de efeito estufa que um pequeno país.

O formato digital também está dando aos designers emergentes a chance de brilhar sem todas as hierarquias usuais. De acordo com o CEO da CFDA, Steven Kolb, há 10 novas marcas americanas em exibição na semana de moda, incluindo a marca para mães e filhas Dur Doux e Oak & Acorn, uma etiqueta de denim sustentável do Harlem com estilos sem gênero.

Após a NYFW, a London Fashion Week também tentará uma mistura de eventos presenciais e digitais a partir de 17 de setembro. E embora haja um medo crescente de que partes da Europa verão uma nova onda de Covid-19, tanto Milão quanto Paris, por enquanto, planejam realizar uma série de shows físicos no final do mês.

Confira a galeria de fotos do desfile de Jason Wu!