Couromoda 2020

Setor calçadista se rende ao conforto fashion

Marcas apostam em linhas de calçados confortáveis, sem perder de vista as tendências mundiais
Por Da Redação - 14-01-2020

Sapatos mais confortáveis, com design inspirado na alta costura e em designers internacionais, cores modernas e acabamento sofisticado, estão entre as tendências mais fortes do setor calçadista para 2020. Grandes marcas fazem suas apostas em um nicho que busca reconhecimento e mais estilo, deixando para traz o conceito de que sapato confortável serve apenas a um público mais velho ou é feito exclusivamente para amenizar problemas de saúde nos pés e joelhos. Essa tendência está presente na 47ª edição da Couromoda, mais importante feira de calçados e artigos de couro da América Latina, que acontece até quinta-feira, dia 15, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Usaflex, especializada em sapatos confortáveis desde 1988, tem se posicionado como uma empresa atemporal, com calçados que atendem aos mais diversos consumidores. Recentemente a marca investiu R$ 2,7 milhões na ampliação de seu parque fabril em Igrejinha (RS) e desenhou a meta ambiciosa de alcançar faturamento de R$ 720 milhões em 2022. Para Eduardo Muller, diretor de P&D da Usaflex, a empresa já tem em seu DNA a valorização do material, com o uso exclusivo de couro, forros antibactericida e espumas das palmilhas desenvolvidas em PU ou Latéx, as quais oferecem uma memória mais permanente. “Hoje, o conforto está em alta e o fast fashion está ficando em segundo plano. Continuamos a aprimorar o conforto de nossos produtos, porém, com atributos mais contemporâneos”, explica Muller.

Já de acordo com Marcelo Reis, estilista da Ferracini 24h, a proposta da marca sempre esteve focada no desenvolvimento de produtos confortáveis e modernos, de olho nas tendências mundiais em design. Na moda masculina, os sneakers são uma afirmação e não somente uma tendência para a Ferracini 24h, que hoje produz 1 milhão e quinhentos mil pares por ano. “O mercado americano trabalhou o EVA como tendência de conforto para os tênis e a gente precisava trazer isso para a marca. Essa matéria prima nos permite desenvolver um sapato mais alto, durável, leve e confortável”, conta. A marca, que teve crescimento médio de 10% nesse segmento nos últimos anos, tem expectativa de alcançar 30% em 2020.

Na vanguarda do conceito de moda positiva, o grupo Calçados Beira Rio lançou em 2017 a marca Modare Ultraconforto, que recentemente recebeu o selo SVB, reforçando o compromisso com a democratização da moda vegana. Atenta a esse tópico, com aplicação de inovações tecnológicas à saúde e longevidade, a marca não utiliza insumos de origem animal na fabricação de seus calçados. “Esse propósito está alinhado com a demanda do mercado, com respaldo no crescimento de consumidores que se dizem vegetarianos (14% dos brasileiros), e também dos climatarians, pessoas que optam por itens que minimizam o impacto no planeta”, explica Maribel Silva, diretora comercial e marketing da Beira Rio. Ela destaca ainda que o conforto fashion é real e a mulher deseja associar comodidade e conforto à moda. A Modare Ultraconforto prevê crescimento de 30% em 2020 dentro do nicho de conforto.

A partir de pesquisas em institutos que ouvem clientes por todo o Brasil, o Grupo Arezzo entendeu que o segundo maior drive de consumo das mulheres quando se trata de calçados é o conforto. Assim nasceu a Alme, dedicada ao segmento. “Para a produção dos calçados existe uma grande pesquisa sobre tecnologia de conforto, que é constantemente renovada buscando sempre melhorias. O mercado cada vez mais entende a importância do bem estar, que está associado ao conforto. Por conta disso a marca possui a tecnologia em conforto, tem o bem estar como uma premissa e o autocuidado como um propósito de existência”, diz Maria Toledo, diretora da marca Alme do Grupo Arezzo & Co. Em dois anos a marca possui seis lojas físicas, o e-commerce e mais de 250 pontos de vendas pelo Brasil em multimarcas.