Criatividade

Sustentabilidade integral no 3º Desafio Kisafix de Design Calçadista

Promovido pela Kiliing, o concurso é direcionado a profissionais do mercado da moda
Por Michel Pozzebon - 16-01-2020

Tudo pronto para o Acesso – 3º Desafio Kisafix de Design Calçadista! Desta vez, a iniciativa promovida pela Killing (Novo Hamburgo/RS) tem como tema principal um assunto cada vez mais latente no cenário atual: a sustentabilidade na integralidade do seus quatro pilares (econômico, social, ambiental e cultural). O lançamento do concurso, que premia o ganhador com uma viagem para Milão e coloca o seu na capa da Revista Lançamentos Trends, ocorreu no dia 14 de janeiro, no Inspiramais 2021_I, em São Paulo/SP. A ocasião também marcou a abertura das inscrições, que podem ser realizadas até 20 de março pelo site: www.kisafix.com/acesso.

O Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista surgiu da ideia da Killing em fomentar e impulsionar o avanço do setor calçadista brasileiro. Com este objetivo, a empresa desafia os participantes a utilizarem da tecnologia dos produtos que compõem o portfólio sustentável da Kisafix – marca da Killing líder em adesivos para calçados na América –, em modelos de calçados que expressem o tema proposto.

“O Acesso é, para nós da Killing, um projeto muito importante, pois é quando temos comunicação com os designers e estilistas do mercado, quem efetivamente faz o mundo do calçado. São as criações destes profissionais que fazem a roda do mercado girar, determinam o trabalho das fábricas e de todos os fornecedores de componentes, como nós”, afirma a gestora de projetos e inovação da Killing, Cenira Verona.

Inscrições e critérios de avaliação

Para se inscrever é preciso ser profissional atuante no segmento de moda, designer ou área correlata do mercado brasileiro de calçados e realizar o preenchimento da ficha de inscrição no site www.kisafix.com/acesso. A viabilidade de produção em larga escala, os ganhos, a facilidade no processo produtivo e a inovação em design, serão levados em consideração pela comissão avaliadora.

“Este ano temos novidade, inserimos um critério de sustentabilidade na avaliação dos projetos, seguindo a tendência dos consumidores e colaborando para um mundo melhor”, comenta Cenira.

Os finalistas serão divulgados no dia 4 de abril e terão até 3 de junho para entregar o protótipo à Killing. O vencedor será revelado em 7 de julho, no Inspiramais 2021_II, em uma cerimonia de premiação. Também estampará a capa da Revista Lançamentos Trends edição junho/julho e ganhará uma viagem para Milão, na Itália, incluindo passagem aérea, hospedagem e traslado aeroporto/hotel/aeroporto.

Os jurados

Irão compor a comissão julgadora a equipe técnica da Killing; Tatiana Ritzel (consultora de moda e estilista de calçados); Walter Rodrigues (designer) e Nelson Batista Zimmer (jornalista e coordenador de moda do Grupo Sinos).

Balanço e projeções

A gestora de projetos e inovação da Killing, Cenira Verona, comenta que na edição do ano passado do Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista, a iniciativa teve recorde de inscritos. “Em 2019, tivemos 91 projetos inscritos, 30% a mais que a primeira edição, em 2018, provenientes de oito estados diferentes, com significativo incremento de qualidade dos materiais enviados. Muitos inscritos de 2018 repetiram a participação em 2019, o que nos indica a credibilidade do projeto”, avalia Cenira, que destaca boas perspectivas para a próxima edição do concurso. “Estamos bem ansiosos para começar a receber os projetos desta 3° edição do Acesso, pois acreditamos na sequência do sucesso – mais inscritos, mais qualidade, maior abrangência”, sustenta.