Criatividade

Técnico em calçados de Franca/SP vence o Desafio Kisafix

Davi Pereira Melo apresentou o Shapeshifter, protótipo de tênis
Por Michel Pozzebon - 04-09-2020

O jovem francano Davi Pereira Melo, 20 anos, técnico em Design de Calçados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e acadêmico do quarto semestre de Design Gráfico da Universidade de Franca (Unifran), é o vencedor do Acesso — 3º Desafio Kisafix de Design Calçadista. Com o Shapeshifter, protótipo de tênis, o jovem conquistou a premiação da Killing (Novo Hamburgo/RS), que reconhece o talento de designers calçadistas do Brasil e fomenta a inovação e o desenvolvimento do setor.

Assim como o vencedor da segunda edição do Desafio Kisafix, Arnaldo Calixto, Melo também atua na fabricante de calçados masculinos Anatomic Gel (Franca/SP). “O Arnaldo foi meu maior motivador para participar do desafio, principalmente por me mostrar que era possível vencê-lo”, conta o jovem, acrescentando que o concurso possibilita a liberdade de criar algo fora dos padrões. “O Desafio
Kisafix oportuniza criar um modelo livre das amarras do mercado, o que permitiu que eu concretizas-
se uma ideia um pouco fora do comum em relação ao que vemos hoje em dia”, salienta.

Além de sustentável, Melo explica que o protótipo vencedor do Desafio Kisafix é um modelo de tênis versátil e customizável. “Por isso batizei o modelo de ‘Shapeshifter’, que significa metamorfo
(o que muda de forma, em português). A ideia de um bolso removível surgiu quando eu estava pesquisando sobre bolsas e mochilas, achei que seria interessante agregar um elemento do tipo em um
calçado”, argumenta o jovem.

Macaque in the trees

TECNOLOGIAS KISAFIX

O Desafio propôs a criação de um calçado de qualquer segmento (feminino, masculino, infantil, esportivo ou de segurança) contemplando aspectos de sustentabilidade, com a utilização de, no mínimo, uma das dez tecnologias Kisafix apresentadas no regulamento da competição. Em seu protótipo, Melo empregou o adesivo policloropreno base água Kisafi x 4085 nos forros, espumas, contraforte e cabedal em geral; o adesivo poliuretano base água monocomponente Kisafix PU 14001 SM3 na união da sola com o cabedal; o primer base solvente Kisafi x Primer EVA 60 SUV no preparo da sola de EVA; o Solvente 90 SO 270 na limpeza de substratos em geral e o Solvente 90 S0 024 na limpeza da borracha.

COMISSÃO JULGADORA

O júri técnico do Acesso — 3o Desafi o Kisafix de Design Calçadista foi formado pelo designer Walter Rodrigues, pela consultora de moda e estilista de calçado Tatiana Ritzel e pelo jornalista e pesquisador de moda com foco no setor calçadista, Nelson Batista Zimmer.

A PREMIAÇÃO

A cerimônia de premiação do Desafio Kisafix ocorreu no dia 26 de agosto, em evento on-line, integrando a programação do Inspiramais 2021_II 100% Digital. A entrega do prêmio foi comandada por Cenira Cristine Verona, gestora de projetos e inovação da Killing, que atua diretamente na realização do concurso e fez parte de sua criação.

Também estiveram presentes o diretor-presidente da Killing, Milton Killing; o diretor comercial da
Killing, Jean Pinheiro; a comissão avaliadora e o ganhador do Acesso 2019, Arnaldo Calixto. Como prêmio, Melo ganhou uma viagem para Milão - uma das capitais mundiais da moda na Itália -, e teve a foto do seu protótipo estampado a capa da edição de agosto da Revista Lançamentos Trends.