Varejo

Tecnologia de ponta a ponta no varejo calçadista

Tanto na operação física quanto na digital, as possibilidades são muitas
Por Michel Pozzebon - 19-11-2020

A tecnologia está ligada a todos os setores. Especialmente no varejo calçadista, tanto na operação física quanto na digital, as possibilidades são muitas: desde o começo da operação na compra – a tecnologia pode auxiliar apresentando os melhores produtos a serem adquiridos –, até no atendimento do cliente, em que utilizando a base de dados da operação é possível verificar, antes mesmo de atender o consumidor, quais são os seus produtos preferidos, média de gastos, sazonalidade, etc.

"E é claro, existem diversas tecnologias que são focadas na performance da loja, criando novos canais de vendas, como o atendimento personalizado via WhatsApp/Telegram, geração de catálogos automáticos baseados nas compras passadas, aplicações mobile para atendimento presencial na casa dos consumidores, entre outras", explica Marcos Zanelatto, diretor comercial da Server Softwares para Varejo (Novo Hamburgo/RS).

Ao longo de três décadas, a companhia gaúcha vem trabalhando em seu ERP (Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão integrado, em português) completo para o varejo calçadista, além do controle integral para as operações físicas e digitais. "Atualmente, a Server oferece junto ao software a opção de utilização da loja totalmente mobile, onde não há computadores no salão de vendas, sendo os clientes atendidos diretamente e efetuando seus pagamentos de forma mobile", cita Zanelatto.

Novas operações na pandemia

Zanelatto aponta ainda que uma das maiores tecnologias utilizadas também por seus parceiros, durante a pandemia, foi a omnicanalidade. A partir dela é possível conversar com todos os canais de forma simples e invisível para o usuário, podendo efetuar vendas utilizando o estoque do e-commerce quando não há o produto em sua loja física, e também o e-commerce efetuar vendas baseadas nos estoques das lojas físicas, sendo possível o pickup in store (retirar na loja) ou até o envio da loja à casa do cliente final.

Unificando a experiência

Desde o começo de suas operações, em 2008, a tecnologia sempre foi uma aliada da rede de lojas de calçados Sapato Show (Cascavel/PR). "A tecnologia sempre nos proporcionou uma melhor e mais efetiva comunicação com o nosso cliente, além de nos ajudar a unificar a experiência em todas as lojas físicas juntamente com o e-commerce", afirma Ricardo Reolon, diretor da empresa que, no ano passado, conquistou o troféu Destaque – premiação realizada pelo Grupo Sinos, por meio da Revista Lançamentos, em parceria com a Francal – na categoria Lojista E-Commerce.

Dentre os diversos investimentos que a Sapato Show tem feito em sua estrutura, no que diz respeito à tecnologia, está a implementação de seu CRM (Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente, em português). "Apostamos principalmente em CRM para ser mais assertivo e diferenciar a comunicação com cada cliente, de acordo com seus hábitos e preferências de compra.”

Amplamente tecnológico

Luis Marinho, CEO da plataforma de soluções Blu (Rio de Janeiro/RJ), explica que, atualmente, a tecnologia vem sendo empregada em larga escala no varejo, em todas as etapas de jornada do cliente. "Da oferta que reflete com surpreendente assertividade os seus anseios - possibilitada pela inteligência de dados - até uma amplitude maior de formas de pagamento, temos visto que as novas tecnologias colocadas a serviço de uma melhor experiência de compra vêm transformando hábitos e impulsionando a demanda em diversos setores", sustenta.

Ele acrescenta que negócios que conseguem manejar seus fluxos de caixa com mais flexibilidade e proporcionar ao cliente maior facilidade no pagamento têm se mostrado mais competitivos e capazes de crescer de forma acelerada. "Hoje a solução de pagamento a fornecedores possibilita que lojistas paguem seus fornecedores utilizando o saldo de vendas parceladas em cartão de crédito sem pagar taxas por isso. Como resultado, nossos clientes economizam até 15% em cada compra realizada por meio da nossa plataforma", pontua.