Competição

Desafio Kisafix de Design Calçadista chega em sua 4ª edição

Concurso, que terá 12 meses de duração, agora aceita inscrições de designers de toda a América Latina
Por Michel Pozzebon - 13-07-2021

Consolidando sua abrangência continental, o 4º Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista –, lançado nesta terça-feira, dia 13 de julho, na plataforma do Inspiramais Digital 2022_II, amplia o seu alcance: agora, podem participar designers de calçados de toda a América Latina. E, a partir desta edição, o concurso, promovido pela Killing (Novo Hamburgo/RS) por meio de sua marca de adesivos Kisafix, para fomentar e impulsionar o avanço do design e, por consequência, de todo o setor calçadista, passa a contar com 12 meses de duração.

"O sucesso, o crescimento e a expertise adquirida com as três edições anteriores mostraram que o Acesso está pronto para expandir os limites à América Latina, a fim de equipararmos o concurso à relevância da Killing/Kisafix, que é uma empresa multilatina", afirma a consultora de projetos da Killing e integrante da equipe organizadora do concurso, Cenira Verona.

A sustentabilidade aplicada ao mercado calçadista, considerando seus quatro pilares de aplicação (econômico, social, cultural e ambiental), segue sendo o tema do desafio. Os inscritos deverão elaborar projetos utilizando cinco produtos do portfólio sustentável Kisafix: F4085, adesivo de contato a base de policloropreno base água; 14001 SM3, adesivo poliuretano base água monocomponente; Primer EVA 60 SUV, primer base solvente promotor de adesão para preparo de solas e entressolas de EVA injetado ou moldado, sem necessidade de aplicação de cura UV; Primer Halogenante 12 BA, primer base água promotor de adesão para preparo de peças de borracha ou TR convencional; Kisabond 1793, adesivo de colagem instantânea à base de cianoacrilato, monocomponente e pronto para uso, não necessitando a adição de um catalisador ou solvente.

"Preparamos um concurso para engajar e atender um crescimento significativo de inscritos, com aumento exponencial da qualidade dos trabalhos a serem apresentados e consolidação das tecnologias Kisafix propostas, tendo como tema principal a sustentabilidade aplicada ao mercado calçadista", destaca Cenira.

Premiação

Outra novidade da 4ª edição do Acesso é o prêmio final. O vencedor receberá um crédito de R$ 5 mil para utilizar em qualquer curso da unidade/sede São Paulo/SP do Istituto Europeo di Design (IED/SP) – rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas –, e mais R$ 3 mil em ajuda de custo. Além disso, o protótipo vitorioso será capa da Revista Lançamentos Trends.

Comissão julgadora

A comissão julgadora conta com as participações de Walter Rodrigues, designer e consultor; de Tatiana Ritzel, consultora de moda e estilista de calçados e de Luana Rodrigues, jornalista e editora-chefe da Revista Lançamentos e do Jornal Exclusivo.

Cronograma

O cronograma do 4º Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista será desenvolvido da seguinte forma: de 13 de julho a 19 de novembro de 2021 estão abertas as inscrições pelo hotsite oficial kisafix.com/acesso. Em 29 de novembro serão divulgados os dez finalistas, que terão de 1º de fevereiro a 31 de maio de 2022 para o envio dos protótipos à Killing. Em julho de 2022, o designer vencedor será premiado em cerimônia oficial. A quarta edição do concurso conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e do Istituto Europeo di Design/SP (IED/SP).

O concurso

O Acesso – Desafio Kisafix de Design Calçadista –, que visa à participação de profissionais atuantes na área de moda, designers ou correlatas do mercado calçadista, conta com três edições realizadas, nos anos de 2018, 2019 e 2020. O concurso foi estruturado para valorizar os designers calçadistas por meio da oferta de conteúdo e reconhecimento profissional.

Apresenta tecnologias de colagem Kisafix inovadoras que otimizam o processo e viabilizam novos conceitos de construção em termos de formas e materiais. Também exige pensamento quanto ao processo produtivo e, assim, insere a visão de viabilidade de negócio ainda na etapa de concepção do modelo.

As três edições acumulam 174 inscritos, 60 projetos postados de 10 estados e 45 cidades diferentes, por profissionais de fábricas de calçados de diversificados portes, freelancers e estudantes, além de mais de 100 horas de assessoria técnica individual aos finalistas.