Moda

Nicholas Kirkwood anuncia encerramento da sua grife de calçados

Designer disse que agora está buscando meios sustentáveis de fabricar sapatos
Por Michel Pozzebon - 06-02-2023

O designer alemão Nicholas Kirkwood, conhecido por seus designs de sapatos esculpidos e arquitetônicos, anunciou o fim de sua marca homônima após 18 anos. Em comunicado divulgado no Instagram, ele disse que o foco agora está na busca por meios sustentáveis de fabricar sapatos.

“Nos últimos anos, tenho focado as minhas energias em desenvolver a próxima geração de tecnologia verde no calçado. Se ela for um sucesso, quero incorporá-la no conceito de uma nova marca, que será totalmente neutra em carbono”, afirma.

Nicholas Kirkwood colaborou com marcas como Rodarte, Erdem, Roksanda e Peter Pilotto. Seus sapatos eram vendidos em cerca de 150 lojas em todo o mundo, incluindo varejistas como Dover Street Market e 10 Corso Como, e suas próprias lojas em Londres, Nova York e Las Vegas.

Famoso por usar materiais como arraia raspada, couro espelhado cortado a laser e camurça emborrachada, o designer recebeu vários prêmios da indústria em reconhecimento a seus designs inovadores.

Ex-aluno da Central Saint Martins, Kirkwood começou sua carreira trabalhando na loja londrina do chapeleiro Philip Treacy, em 1999. Inspirado pelos designs de Treacy e reconhecendo a necessidade do mercado de sapatos sofisticados, ele se matriculou no Cordwainers College para aprender design de calçados em 2001. Lançando sua primeira coleção de calçados na primavera de 2005, o designer instantaneamente recebeu ótimas críticas da imprensa especializada.