Varejo de moda

Zara apresenta novo conceito de loja no Brasil

Unidade de dois mil metros quadrados oferece experiência integrada com plataforma on-line da marca
Por Redação Lançamentos - 10-08-2023

A gigante espanhola do varejo de moda Zara apresenta nesta quinta-feira, 10, seu novo conceito de loja em flagship, em São Paulo/SP. A unidade de dois mil metros quadrados, no Shopping Pátio Higienópolis, foi integralmente desenhada pela equipe de arquitetura da marca. Nela, as peças de vestuário são as grandes protagonistas em ambiente clean, predominantemente em tons neutros, mas com toques de cor, além do conforto proporcionado pelo mobiliário em madeira e por tecidos naturais. No local é oferecida uma coleção completa de moda feminina, masculina e infantil.

"A unidade se torna a referência no Brasil da nova imagem comercial da Zara, baseada em lojas que apresentam uma extensa gama de propostas de moda, equipada com os recursos tecnológicos mais eficientes para oferecer a melhor experiência ao cliente de maneira sustentável", diz varejista em nota.

A unidade Higienópolis da Zara reúne as mais recentes inovações para oferecer aos clientes uma "experiência única de moda" integrada à plataforma on-line, "o que permite interagir com a marca a todo momento e por qualquer dispositivo". Por meio do aplicativo, o consumidor conta com funcionalidades como retirar seu pedido do e-commerce na loja em até duas horas, a possibilidade de saber a localização de uma peça na loja e de consultar a disponibilidade dos itens, além de ter a opção de reservar um provador com horário marcado.

Adicionalmente, a unidade oferece provadores digitais com contagem automática da quantidade de peças, indicação de cabine livre para uso e caixas específicos para o recebimento de devoluções. Também possui áreas especialmente desenhadas para maximizar a experiência do cliente com caixas de autoatendimento.

Sustentabilidade

A eficiência energética e a aplicação de melhores práticas de sustentabilidade ambiental são prioridade tanto no design como na atividade diária da Zara. A Inditex, grupo ao qual a marca pertence, desenvolveu um manual de loja ecoeficiente que define os padrões de design, construção e gestão para reduzir seu consumo de água e energia, conectado à plataforma de gestão global interna, Inergy. Entre as medidas implementadas para reduzir o impacto ambiental da flaghsip, destacam-se os sistemas eficientes de refrigeração, iluminação LED e uso de materiais mais sustentáveis.

Equipe diversa

Com um time diverso, formado em sua maioria por mulheres, as equipes das lojas contarão ainda com profissionais do Salta, um programa mundial da Inditex que favorece a inserção de pessoas em condições de vulnerabilidade social no mercado de trabalho e que já está em sua 7ª edição no Brasil, tendo empregado mais de 100 pessoas em suas unidades.

País

No Brasil há mais de 20 anos, a Zara conta com 44 lojas e está presente nas principais capitais como São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Porto Alegre/RS e Recife/PE. A Zara Home também opera no País com oito lojas.