Feira

Fimec projeta receber 20 mil visitantes em março

Setor já pode se credenciar para a maior feira coureiro-calçadista da América Latina
Por Redação Revista Lançamentos - 07-02-2024

O setor coureiro-calçadista tem um encontro marcado de 12 a 14 de março, das 13 às 20 horas, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, Brasil. Reconhecida como a maior feira do cluster na América Latina, a 47ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) apresentará novidades da produção à logística, incluindo couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação em um espaço de cerca de 14 mil m², sendo a maior edição dos últimos 10 anos.

Com a expectativa de receber 20 mil visitantes, a 47ª Fimec tem o mote “Inovação, tecnologia e impacto positivo no mundo”, apresentando uma indústria coureiro-calçadista cada vez mais sustentável e atenta ao comportamento do mercado. “O foco das feiras organizadas pela Fenac é a qualificação do público visitante. Buscamos ter corredores tranquilos para circulação e estandes com visitação intensa com profissionais em busca de negócios”, reforça Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac.

O credenciamento para a feira já está aberto e é gratuito para profissionais do setor, através do site www.fimec.com.br, sendo proibido o acesso de menores de 14 anos. 

Macaque in the trees

Uma feira que reúne o mundo

A Fimec também se destaca pelo seu caráter internacional. Nesta edição, a expectativa da organização é receber visitantes de mais de 30 países e 25 estados brasileiros, seguindo a forte presença de estrangeiros registrada em 2023. “Na última edição contamos com uma visitação de países como Colômbia, Peru e Equador, que tradicionalmente são grandes visitantes. Esperamos novamente ter a participação maciça desses países nesta que é uma das maiores feiras do mundo e, com certeza, a mais importante do setor na América Latina”, projeta Jung. 

A organização ainda destaca que está trabalhando fortemente para que a visitação nacional e, principalmente, a internacional, cresça. “A feira vai ter plenas condições de apresentar não só matérias-primas e componentes, mas muitos equipamentos e máquinas para desenvolver a indústria do couro e do calçado das Américas. Não temos dúvidas de que o lugar do profissional deste setor será nos pavilhões da Fenac visitando a Fimec”, afirma Jung.

“Estamos trabalhando para que a Fimec 2024 reúna visitantes qualificados e ofereça o ambiente ideal para que ocorram negócios, além de proporcionar atrações de conhecimento e experiência para que profissionais e empresas do setor coureiro-calçadista cresçam e se transformem”, complementa.

Além de visitantes internacionais, a Fimec 2024 também terá expositores estrangeiros. Neste ano, a feira apresentará cerca de 400 expositores no total, reunindo indústrias de todo o Brasil e 80 empresas estrangeiras vindas da China, Japão, Argentina, Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Peru. “Trata-se de um evento internacional que é um importante indutor de negócios para o cluster, contribuindo para um desenvolvimento econômico que impacta todo o Brasil e diferentes países”, pontua Jung.

 

Fórum CICB de Sustentabilidade aborda “Elos para a Rastreabilidade”

Além de exibir lançamentos, a feira se destaca pelos espaços de experiência e conhecimento. A rastreabilidade do couro bovino brasileiro será o foco do Fórum CICB de Sustentabilidade, que ocorrerá no dia 13 de março, em Novo Hamburgo (RS), dentro da feira Fimec. O evento terá como tema central os “Elos para a Rastreabilidade”, com uma programação de palestras reunindo representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, empresas privadas e entidades da cadeia da carne e do couro. Atividade presencial, no turno da tarde, com inscrições sem custo que serão disponibilizadas em breve.

O Fórum CICB de Sustentabilidade é realizado pelo projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento terá tradução simultânea em inglês. Para participar do Fórum, é necessário também fazer o credenciamento para a Fimec.

As apresentações mostrarão ferramentas, soluções e a evolução no campo da rastreabilidade. Do governo federal, dois representantes compartilharão as ações e os projetos de plataformas e regulamentação da identificação de animais e registros públicos da produção. Da iniciativa privada, um curtume apresentará a sua jornada de entrega de couros 100% rastreados, e também haverá uma palestra de tecnologia. A partir das entidades setoriais, serão debatidas perspectivas e metas sobre o tema para os próximos anos.


Fábrica Conceito apresenta produção calçadista em tempo real

Outra atração confirmada é a Fábrica Conceito, um espaço já reconhecido da Fimec, que apresenta a produção de calçados em tempo real através de linhas de produção montadas dentro dos pavilhões da Fenac. No espaço, indústrias calçadistas parceiras produzem calçados em tempo real, demonstrando aos visitantes inovações, tecnologias e máquinas presentes nos estandes da Fimec. Dezenas de fabricantes e fornecedores de matérias-primas, insumos, máquinas, equipamentos e soluções de tecnologia marcam presença no projeto.