LISBOA: inspiradora e criativa


O Park é um novo rooftop bar de Lisboa que é exemplo dos bons bares com vista para a cidade

Rota praticamente inexplorada pelos brasileiros para pesquisa de moda, Portugal é um dos países mais importantes no ramo da indústria calçadista, sendo o segundo produtor na Europa, atrás apenas da Itália. E nada melhor do que conhecer esta produção em Lisboa, cidade que se reinventa a cada dia, com moda e design de ponta, e onde a cultura criativa se mostra mais forte do que nunca.

Tentando não perder a identidade por causa da imensa quantidade de turistas que praticamente invadem a cidade, Lisboa vem mantendo o frescor e a energia criativa de uma capital europeia amigável e segura. O charme das construções antigas, riqueza cultural, boa comida e vida noturna das mais animadas da Europa vêm atraindo compradores internacionais de moda, enquanto estrangeiros enchem suas malas em compras locais. E tudo isso a uma pequena distância. Basta circular nos bairros mais movimentados (e próximos uns dos outros) para conhecer as melhores lojas de moda, galerias de arte e ateliês de designers locais: Príncipe Real, Chiado, Bairro Alto e Baixa (o centro da cidade) são alguns dos destinos para quem circula pela cidade.


O pateo central do shopping Embaixada é porta de entrada para lojas de inovadores designers portugueses

#PRÍNCIPE REAL
O Príncipe Real, um dos bairros mais charmosos (e também onde se concentram os antiquários), com seus belos espaços comerciais e jardins, atualmente é point fashion de Lisboa. A área é repleta de concept stores e de lojas de design de interiores, assim como cafés, bares e restaurantes agradabilíssimos. É o endereço escolhido pelas mais bacanas concept stores portuguesas da atualidade, a 21PR Concept Store, com design de ponta em moda, acessórios e artigos de decoração. Lá está também a loja de Nuno Gama, estilista de moda masculina e acessórios que se inspira na cultura portuguesa para suas criações (seu espaço tem uma incrível barbearia). Alexandra Moura, com suas coleções vanguardistas, e Lidja Kolovrat, que é originária da Bósnia, mas agora com sede em Lisboa, apresentam peças que vão desde vestuário a acessórios e itens para casa.


Maneira criativa de mostrar um lançamento de coleção na loja Embaixada no Principe Real

Mas a grande estrela do bairro é a Embaixada (Praça do Príncipe Real 26), certamente o mais incomum e bonito shopping center do mundo, que fica quase ao lado da 21PR Concept Store. Uma mansão extraordinária de estilo mourisco foi restaurada e sua grande entrada leva a um pátio impressionante, onde se pode relaxar ao sabor de comidinhas e bebidas locais. A partir dele pode-se circular por lojas exclusivas que exibem produtos de designers portugueses e locais, indo de moda, sapatos e acessórios exclusivos a artigos de decoração.

#CHIADO
Imperdível também é o Chiado, um dos bairros mais elegantes de Lisboa. Animado e cosmopolita, está sempre na moda. É onde se marcam os cafés, as compras ou encontros antes de restaurantes ou bares no Bairro Alto. A maioria dos edifícios data do século 18, mas sofreram reformulações nos anos 1990, depois de um incêndio devastador. O Chiado abriga também teatros, livrarias tradicionais e lojas de marcas internacionais (na Avenida da Liberdade há uma infinidade delas, mas sem o charme do Chiado). E é no bairro que estão várias das lojas interessantes de designers portugueses. Vale conhecer as de calçados Eureka, na Rua Nova do Almada, e a Cubanas, na Rua Serpa Pinto. A Chiado Factory também é uma nova concept store no bairro e apresenta moda, calçados, objetos de arte e lifestyle para um público que busca qualidade e originalidade dos designers nacionais. Com uma decoração vintage e industrial, utilizando peças em metal, ferro e madeira, tem seleção impecável e um espaço dedicado à arte, com exposições de artistas portugueses.


Surpresas deliciosas surgem pelas ruas do Chiado quando se caminha

E para viver como um local, nada como um café no Fábulas. Já o Natural Living Café, também na Rua Garrett, serve deliciosos chás e brunch aos domingos. O Largo do Carmo é uma praça junto às ruínas do Convento do Carmo e também uma boa opção para um café, almoço ou jantar ao ar livre. Não deixe de comer as deliciosas chamuças, tipo de pastel indiano típico de Lisboa.

#BAIRRO ALTO
Entre o Príncipe Real e o Chiado está o Bairro Alto, conhecido internacionalmente por sua vida noturna que não tem fim. A agitação no bairro só começa por volta de meados da tarde, quando se pode caminhar por suas ruelas charmosas, repletas de lojas alternativas, bares e restaurantes. A ideia é ir conhecendo cada espaço, em busca, sempre, de algo novo e criativo. Inspiração e diversão na certa. No fim da tarde não deixe de ir ao Park, um rooftop bar na Calçada do Combro, e depois varar a noite numa das centenas de bares e restaurantes da região.


A moda masculina com refinamento especial mostra a qualidade e delicadeza do design portugues

#BAIXA
A Baixa, que é o centro de Lisboa, reconstruído depois do terremoto que abalou a cidade, tem ruas com os nomes dos ofícios dos vários artesãos da época e a maioria delas é para pedestres. É uma região cheia de lojas tradicionais, que pouco a pouco estão sendo substituídas por novos empreendimentos. Sinal de revitalização da região é o Mude, Museu do Design e da Moda na Rua Augusta (www.mude.pt), que ocupa um magnífico edifício colonial que foi sede de um banco, agora convertido em um espaço dedicado à moda e design de interiores. Os interiores do museu também são interessantíssimos, com seus murais e detalhes arquitetônicos refinados. No subsolo, ainda se pode ver os cofres em meio à exposição em curso, como ocorreu recentemente com a mostra de Christian Lacroix.


A 21PR Concept Store, alem de moda, apresenta ultimas tendencias em design de interiores

Não há como ficar entediado em Lisboa. Além das belezas naturais, da incrível luz de seu céu, seja em que época do ano for, das calçadas de pedra com desenhos rebuscados que brilham com esta luz, ou mesmo das paredes azulejadas que exigem nossa atenção por sua beleza, Lisboa ferve em vida e criatividade: 24/7 inspiração e diversão na certa.