APRESENTANDO... ELIANA

Por Bárbara Bengua

Ela já fez de tudo! Com o sonho de trabalhar no show business desde pequena, Eliana Michaelichen Bezerra pode-se dizer uma artista completa. Apesar de apresentar aos domingos, desde 2009, o Programa Eliana, no SBT, a loira de olhos castanhos esverdeados começou a carreira muito antes disso. Foi ainda criança que ela fez seu primeiro comercial e, desde lá, não parou mais. Com apenas 14 anos, entrou para o grupo musical A Patotinha e, aos 17, começou a apresentar um programa infantil na emissora de Sílvio Santos. 

O conteúdo educativo, sempre presente em seus trabalhos, virou obsessão: posteriormente, resolveu ser cantora infantil profissional, tornou-se referência para a garotada e lançou seu grand hit, Os Dedinhos que, inclusive, na época, rendeu-lhe o apelido de Eliana Dedinhos. A atuação também entrou para o currículo quando ela gravou e produziu, em 2005, Eliana em O Segredo dos Golfinhos. E não para por aí. Seu mais novo empreendimento é a Editora Master Books, especializada em publicar livros focados em cultura, fotografia e entretenimento. 

O portal on-line DaquiDali, feito para a mulher real, também pertence à apresentadora e ela atua como publisher. Lá, são postados conteúdos sobre as áreas de moda, beleza, saúde, comportamento, arquitetura, decoração, entretenimento e diversão infantil. Mas, apesar de todos esses talentos, a loira revela: “Sou apresentadora. Esse é meu foco e a minha realização”.

Mesmo com tantas tarefas, Eliana ainda arrumou tempo para ser embaixadora e participar da campanha da Tryon, marca esportiva do Grupo Dass (Ivoti/RS). São 120 itens licenciados com a marca Eliana e ela confirma que participa ativamente do processo de aprovação dos produtos. “Avaliei cada um dos modelos, suas cores, o design, o conforto”, sublinha.

A apresentadora comenta que, embora tenha a agenda apertada, adora acompanhar revistas e sites de moda. Quando o assunto é calçado, jura que é do tipo contida: “Não sei quantos pares de sapatos eu tenho, mas não sou exagerada. Aliás, prefiro boas compras a compras desmedidas”, ensina. Seus modelos preferidos são os de salto, mas a loira não abre mão de conforto. Confira, a seguir, a entrevista exclusiva que a artista, que já soma 24 anos de carreira, concedeu à revista Lançamentos.

Desde criança você participava de desfiles e comerciais. Era um desejo seu?
Ainda muito pequena eu já dizia que queria ser artista. Eu fazia poses diante do espelho, desfilava pela casa, imitava cantores que apareciam na tevê... Minha mãe me apoiou e sempre me levava para fazer testes de comerciais. Assim, participei do clássico comercial do Meu Primeiro Sutiã, do Washington Olivetto. E, com 14 anos, fiz um teste para o grupo A Patotinha e a partir daí começou minha vida profissional.

Com apenas 17 anos você foi convidada, por Sílvio Santos, a comandar um programa infantil. Como foi a experiência e no que isso influenciou sua carreira?
O Sílvio foi o grande visionário da minha carreira de comunicadora. Até então, eu cantava e dançava. Foi ele quem percebeu minha capacidade de me comunicar com as pessoas, com o telespectador. Trabalhei 16 anos com o público infantil na tevê e também na música. São mais de 3 milhões de discos vendidos. Nesse período, aprendi e amadureci muito, até que veio o momento de fazer a transição para o público família. Há quase nove anos estou à frente de um programa de auditório aos domingos. Aliás, tenho a honra de ser a primeira mulher no comando de um programa no dia mais competitivo da tevê brasileira e, historicamente, dominado por apresentadores homens. Com conteúdo de qualidade, somos vice-líderes de audiência.

Você prefere cantar, atuar ou apresentar?
Sou apresentadora. Esse é meu foco e a minha realização.

Seu mais novo empreendimento é a Editora Master Books, que tem como foco cultura e entretenimento. Por que você decidiu investir nessa área? 
Sempre trazia de viagens publicações de arte, em especial de fotografia. Lá fora é muito mais comum registrar em livro o trabalho de artistas. A Editora Master Books nasceu de um gosto pessoal e da vontade de perpetuar obras de talentos nacionais. Tenho muito orgulho de ter, entre os títulos do nosso catálogo, o único livro do cineasta Fernando Meirelles, por exemplo. Depois desse lançamento, o Selton Mello nos procurou e desenvolvemos em parceria com ele o livro O Palhaço, sobre o seu premiadíssimo e belo filme. Hoje já são 12 títulos e mais três previstos para 2014.

Como você concilia a carreira profissional com a vida de mãe do Arthur?
Arthur veio na hora certa. Já tenho uma estabilidade profissional que me proporciona fazer a minha agenda. Todas as minhas manhãs são reservadas para ele. Também tenho ajuda da minha mãe, além de uma enfermeira-babá maravilhosa, que acompanha o Arthur desde seu nascimento. Na minha vida, ele é uma bênção, o que de mais importante me aconteceu. Só acrescenta.

Quais mudanças você percebeu depois da maternidade?
A maternidade me trouxe um grau de paciência e calma profundas, sobretudo nas adversidades. A primeira queda, a febre e o choro sem saber por que me deixaram com medo, com coração apertado, mas consegui manter o equilíbrio sem desespero – algo que nunca imaginei conseguir, ainda mais sendo mãe de primeira viagem. Maternidade é, entre muitas coisas, sentir o tal amor incondicional. Mas também é saber que nunca mais dormirei tranquila e que um dia terei de deixá-lo ir, voar e viver sua independência.

Você tem um portal de estilo de vida, o DaquiDali. Qual é a sua participação na produção de conteúdo?
Assim como na editora, minha função no site é a de publisher. Participei de todo o desenvolvimento, desde a definição de público até a parte visual. No dia a dia, aprovo as pautas que são feitas por uma equipe muito competente. O DaquiDali é para a mulher real, que trabalha, que quer melhorar e ascender, mas que gosta de ser feminina e faz questão de ter tempo para si. Você está na campanha da Tryon, que tem como tema “Qual a sua energia?”.

Você pratica muito esporte? Como cuida do seu corpo? 
Cuido da saúde e o resultado estético é uma consequência muito bem-vinda desse cuidado. Para trabalhar, preciso estar na minha melhor forma. São horas e horas de gravação em pé, de salto, por exemplo. Também quero ter pique para brincar muito com meu filho, então o corpo precisa estar em dia. Faço musculação com personal três vezes por semana. Também faço drenagem linfática porque tenho muita retenção hídrica, incho com facilidade. Comer eu como de tudo. À noite, evito carboidratos e doces, que são minha loucura. Mas adoro sair pra jantar, é um prazer do qual não abro mão.

Como foi ser escolhida para ser embaixadora da marca e qual sua participação no desenvolvimento dos produtos? 
Só coloco meu nome, minha marca, em um produto se acredito na qualidade dele e se há uma real afinidade com meu jeito, meu estilo. Para isso, participo de todo o processo de desenvolvimento. Hoje, são mais de 120 itens licenciados com a marca Eliana. Fiquei muito honrada com o convite da Tryon. Cuidar da saúde do corpo e da mente através do esporte, do movimento, é algo que aplico na prática em minha vida. Avaliei cada um dos modelos, suas cores, o design, o conforto. E o resultado ficou muito bacana!

Moda é um assunto que lhe interessa? Gosta de acompanhar desfiles, lê revistas, blogs etc?
Gosto muito de moda. Acompanho por meio de revistas e pela Internet, que acelerou muito a velocidade da informação da fonte direto para quem se interessa pelo assunto.

Como você define o seu estilo? A Eliana que vemos na tevê tem o mesmo estilo da Eliana em momentos de relax?
Na tevê e fora dela visto o que gosto. Roupas femininas, que desenhem a silhueta, mas que priorizem o conforto, são minhas preferidas. Claro que a escolha do figurino varia de acordo com a situação. Eventos glamourosos pedem uma superprodução, como um vestido elegante e salto altíssimo. E nas horas de brincar com meu filho no jardim, peças descontraídas e tênis!



Quando você vai montar um look, por qual peça começa?
Depende da situação. Quem nunca comprou um sapato lindo e começou a produzir o look a partir dos pés (risos)?

A exemplo da maioria das mulheres, você tem uma queda por sapatos? Qual modelo foi sua última compra?
Uma sandália preta com cristais no tornozelo que se tornou absolutamente irresistível assim que a vi!

Sabe quantos pares tem e de qual modelo é a maioria?
Não sei quantos, mas não sou exagerada. Aliás, prefiro boas compras a compras desmedidas. Tenho muitas sandálias e escarpins. O salto alto domina, sem dúvida. Entre os tênis, atualmente aposto nos coloridos para alegrar o look de fim de semana e da ginástica.

Na hora de comprar, você prioriza o conforto ou a beleza? 
Conforto é fundamental. Um sapato bonito, se não for confortável, ficará mais no armário do que nos pés. Essa não é uma escolha inteligente. 

Alguma cor ou modelo específico de sapato costuma chamar a sua atenção? 
Sandálias de tiras fininhas e bem altas deixam as pernas bonitas, alongam.

E quando o assunto são as bolsas, qual seu modelo preferido para o dia a dia?
Tem que caber tudo. Carteira, documentos, celular, carregador, maquiagem... Mas sem ser de tamanho exagerado para não perder a elegância.

Nome completo: Eliana Michaelichen Bezerra
Idade: 40 anos
Altura: 1m62cm
Cabelos: loiros
Olhos: castanhos esverdeados
Cidade onde nasceu: São Paulo/SP
Detesta: falta de ânimo, de dedicação
Adora: estusiasmo
Admira: as mulheres da vida real, todas nós, mães, esposas e profissionais
Defeito: sou exigente comigo e com os outros
Qualidade: saber ouvir
Animal de estimação: um cachorro e um coelho
Perfume: meu segredo...
Passatempo: ficar com meu filho cada minuto livre
Mania: flores brancas
Cantor/a preferido: Stevie Wonder
Atriz/ator que admira: Fernanda Montenegro
Apresentador que admira: Hebe, sempre!
Prato preferido: comida japonesa
Escritor (a) favorito: variam de acordo com a fase da vida
Vício: trabalho aos domingos
Um luxo: viajar
Uma frase: “O sucesso é feito de um pouco de sorte e muitas horas de trabalho.”

Fotos: Danilo Borges