PARA LEVAR

Se os sapatos desta estação andam bastante impactantes, no alto de seus saltos esculturais, as bolsas do verão 2014 apareceram em tamanhos médios ou pequenos, muitas vezes camufladas nos looks monocromáticos. É um momento de descanso para os ombros das mulheres, que andavam cansadas de carregar o mundo (e o nécessaire) nas costas. Mesmo menores no tamanho, as bolsas foram decoradas com as tendências mais quentes da temporada, como o bicolor preto e branco, a transparência do plástico ou as clutches bordadas de festa. Uma novidade é a bolsa “divertida”, com cores e formatos que dão um toque de humor às produções.

Peças estruturadas, repletas de divisões, continuam fortes nas coleções, confirmando mais uma vez a presença dos tablets e smartphones na vida cotidiana feminina. Veja quais foram as principais tendências apresentadas nas passarelas:

:: PRETO & BRANCO
A dupla mais conhecida da moda sobrevive a temporadas inteiras, seja em estampas, em blocos de cor ou mesmo na hora de combinar peças monocromáticas.

  
Aquastudio, Colcci e Cris Pineroli, Legaspi, Saave e Celso Afonso.

:: MALETA
Este formato bem masculino, também conhecido como doctor bag (maleta de médico), ganhou formas arredondadas, dimensões menores e cores vivas. Mais importante: com várias divisórias internas, são ótimas para carregar gadgets, cabos e afins.

 
Colcci e Elisa Atheniense.

:: FUNNY BAGS
As peças surrealistas ou com cara de brinquedo são um modismo divertido, confirmado com as coleções da designer Charlotte Olympia e, depois, nas passarelas internacionais, e, consequentemente, nas brasileiras.

 
Ronaldo Fraga e Têca.

:: CLUTCHES
O modelo tipo carteira saiu das festas e conquistou o dia a dia das mulheres práticas, que gostam de carregar apenas o essencial. As menores e sofisticadas continuam exclusivas para eventos sociais; já as maiores, com formato envelope, garantem praticidade e estilo para um dia de trabalho.

 
Ellus, Samuel Cirnansck e Rosana Mattua, Donna Brasil e La Spezia.

:: TRANSPARÊNCIA
O plástico perde a cara de material para acessórios de praia e ganha status fashion. Privacidade zero, mas cheio de estilo.

 
Osklen e Raphaella Booz e Rogério Lima.

:: BOLSA SACO
Referência de estilo na década de 1990, a bolsa saco volta a ganhar espaço na moda. O ícone, criado originalmente em 1932 pela Louis Vuitton para transportar garrafas de champagne, retorna com um ar modernizado e novas cores.

  
Juliana Jabour, Juliana Jabour e Louis Vuitton.

:: Colaborou: Ana Salles