Adele de VOLTA

FORA DO CENÁRIO MUSICAL DESDE 2012, BRITÂNICA RETORNA ÀS PARADAS COM O DISCO 25

Por Michel Pozzebon

Vinte e sete anos completados em maio, cem prêmios ganhos de 187 indicações. Depois de alguns anos de silêncio, Adele Laurie Blue Adkins, ou simplesmente Adele (1), retorna ao cenário musical com o álbum 25. A cantora, nascida em Tottenham (2), Londres (Inglaterra) e criada no Sul da cidade, começou a cantar aos 4 anos de idade, tendo como referência musical o extinto quinteto pop Spice Girls (3). “Elas me fizeram ser o que sou hoje”, afirmou a artista, símbolo da beleza plus size.

  
1, 2 e 3

Adele (4) ingressou no Colégio de Artes London School for Performing Arts & Technology, mais conhecido como BRIT School (5), aos 16 anos, o que fez com que a jovem inglesa nutrisse ainda mais o seu desejo de começar uma carreira artística. Logo após formar-se na instituição e postar demos musicais no My Space, acabou assinando um contrato com a gravadora independente XL Recordings – mesmo label de artistas como Devendra Banhart (6), The White Stripes (7) e The Prodigy (8) –, se tornando uma das cantoras mais bem-sucedidas da atualidade.

  
4, 5 e 6

 
7 e 8

Aos 19 anos, Adele foi morar em West Norwood (9), ao Sul de Londres, distrito que serviu de inspiração para a cantora compor Hometown Glory, primeiro single de seu álbum de estreia, 19 (10). Neste mesmo trabalho, estão os singles Chasing Pavements, Cold Shoulder e Make You Feel My Love.

 

Com o nome 21 (11), o segundo álbum de estúdio de Adele (12) foi lançado em janeiro de 2011. O disco foi um grande sucesso comercial, sendo muito referenciado pela mídia especializada. Na primeira semana de lançamento, o trabalho vendeu 208 mil cópias no Reino Unido, estreando em primeiro lugar na UK Albuns Chart e em paradas de vendas de outros países. O álbum também estreou muito bem nos Estados Unidos, principal mercado fonográfico do mundo – detém um terço das vendas mundiais - alcançando a primeira posição na disputada Billboard 200 (13), com a vendagem de 352 mil cópias na primeira semana.

  
11, 12 e 13

Assim como o álbum 19, 21 também é uma referência à idade que a cantora (14) tinha quando o fez. Até o momento, o disco já vendeu mais de 25 milhões de cópias. Entre os hits estão Rolling In The Deep e Someone Like You.

 
14

Adele foi a primeira artista a alcançar, ainda viva, com a canção Someone Like You e com um álbum, o 21, o número um ao mesmo tempo na Inglaterra – desde The Beatles (15), em 1964. É a primeira vez que um artista ocupa os dois primeiros lugares nos álbuns do Reino Unido, desde The Corrs (16), em 1999. O álbum ficou 11 semanas consecutivas no Top 1, antes de ser derrubado do topo por Wasting Light, do Foo Fighters (17). Na semana seguinte, porém, ela recuperou o primeiro lugar, ficando por mais cinco semanas. Em julho de 2011, Someone Like You se tornou a primeira canção a vender mais de um milhão de cópias no Reino Unido na primeira década do ano 2000.

  
15, 16 e 17

Na cerimônia do Grammy Awards de 2012, Adele (18) provou que sabe valorizar suas curvas. Adepta do look preto total, é vista com frequência com vestidos que marcam a linha do busto. Entre seus estilistas preferidos estão o brasileiro Inácio Ribeiro. As unhas, sempre longas, pontiagudas, também fazem parte de seu arsenal de beleza, junto dos lábios marcados, do delineador gatinho e dos cabelos volumosos. Pois na cerimônia do Grammy de 2012, ela levou para casa seis prêmios, vencendo em todas as categorias nas quais foi indicada. Ela ganhou Melhor Gravação do Ano, Álbum do Ano, Música do Ano, Melhor Performance Solo Pop, Melhor Álbum Pop e Melhor Vídeo Musical, tornando-se a artista com mais prêmios ganhos em uma única noite na premiação, igualando o feito de Beyoncé Knowles (19) no Grammy de 2010.

 
18 e 19

Em outubro de 2012, Adele passou a fazer parte do seleto hall de artistas como Paul McCartney and The Wings (20), Tina Turner (21), Madonna (22), entre outros, que produziram o tema dos filmes da série 007. A canção Skyfall foi gravada no emblemático Abbey Road Studios (23) e, após 24 horas de seu lançamento, já alcançava o número 1 de downloads do iTunes em 46 países. A música rendeu à cantora o Oscar, em 2013, de Melhor Canção Original. O longa, estrelado por Daniel Craig (24), ganhou ainda um outro Oscar: Melhor Edição de Som.

  
20 e 21 

 
22 e 23

No dia 20 de novembro de 2015, Adele lançou oficialmente seu terceiro disco, 25 (25). Em dezembro, exibindo novo corte de cabelo (26) e vestido preto estruturado com cintura marcada, cantou o hit Hello na final do programa The X-Factor UK.

 
24 e 25

 
26 e 27