Para a moda, Elvis não morreu!

Por Michel Pozzebon

Quando se ouve um clássico do rock, muitos dizem que tal canção nunca sairá de moda. E quando a faixa e a moda em questão forem do próprio Rei do Rock, ou influenciadas por ele, o que dizer? Elvis Presley (1), que, se estivesse, vivo completaria 79 anos em janeiro, é mais do que referência e inspiração, é um ícone quando os assuntos são música, cinema ou estilo. Mais do que isso, Elvis se tornou uma lenda, a partir de sua atitude ousada em não ter medo de ser sensual, mostrando-se seguro, tanto nos palcos, quanto nas telas.

Na década de 1950, com o fim da 2ª Guerra Mundial, do racionamento de produtos têxteis e com a ascensão do chamado american way of life (2), a moda encontrou um cenário propício para se desenvolver. Naquela época, mais do que hoje, os filmes eram os grandes lançadores de tendência e as estrelas de Hollywood eram referências indiscutíveis de moda. Elvis fazia parte dessa constelação: atuou em 31 filmes, e, apesar de não ter sido indicado ao Oscar por nenhum deles, tornou-se um ícone do mundo cinematográfico. Ao lado dos atores Marlon Brando (3) e James Dean (4), ajudou a popularizar peças clássicas do guarda-roupa, como a calça jeans (5), a camiseta branca e a jaqueta de couro estilo aviador.

2345

 

 

 

 

 

 

 

O garoto de visual comportado do sul dos Estados Unidos, que se apresentava de terno e gravata (6), deu lugar ao jovem contestador de roupas de couro (7) e se tornou um fenômeno que influenciou o look dos anos 70. O estilo do Rei do Rock também influenciou o modo e a maneira de vestir de emblemáticos nomes da música. Exemplo disso é a jaqueta de couro que aparece na capa do álbum Real Live (8), de Bob Dylan, e o macacão utilizado por James Brown (9) na década de 1970.

6789

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O astro era tão influente que também inspirou o visual de outros tantos nomes da música, como The Beatles (10), Elton John, Tom Petty, Robert Plant, The Clash (11), Bruce Springsteen e até músicos mais contemporâneos como Robbie Williams e Justin Timberlake (12) – em seu último álbum The 20/20 Experience, Timberlake usa terno, gravata borboleta e topete ao estilo Elvis. Já Katy Perry (13), em 2009, em sua apresentação no reality show American Idol, vestiu um figurino bastante similar ao do Rei do Rock, branco e com muitas pedras coloridas.

10111213

 

 

 

 

 

 

Em janeiro de 2012, a coleção de inverno (14) do estilista Fause Haten exibida na São Paulo Fashion Week (SPFW) foi inspirada em Elvis. E seu estilo batizou até mesmo desenhos de roupas, como o Elvis Dress, de Catherine Walker, uma das estilistas preferidas da Princesa Diana (15), que usou diversas vezes o look baseado no astro.O Brasil recebe, este ano, dois eventos dedicados ao cantor. Até o dia 2 de julho, Porto Alegre/RS sedia, no Barra Shopping Sul, a exposição Elvis Experience (16), que exibe cerca de 500 objetos pessoais do Rei do Rock, entre roupas (17), fotos e até um carro (18), o MG vermelho usado no filme Blue Hawaii (19). Em setembro, será a vez de São Paulo/SP receber a mostra, que deverá contar com a presença de Priscilla Presley (20), ex-mulher do cantor, na inauguração.

14151617181920

 

 

 

 

 

 

Em outubro de 2013, a turnê Elvis Presley in Concert (21) passou por São Paulo/SP, Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ. Nos shows, os fãs puderam matar um pouco da saudade. Contando com a ajuda da tecnologia. Por meio da holografia, Elvis cantou e interagiu com a banda e o público.

21