MENINAS SUPERPODEROSAS

Por Bárbara Bengua

Nos últimos anos, os blogs tornaram-se ferramentas poderosas, principalmente quando o tema é moda. Sempre atualizados com as principais tendências do universo fashion, estes portais são criados, em sua maioria, por garotas comuns que são apaixonadas por esse mundo. As publicações trazem informações sobre o que vestir, como combinar cores, sapatos e o que foi destaque nas passarelas nacionais e internacionais. Além disso, os blogs são portais em que se pode afirmar seu estilo, sua opinião e até mesmo obter renda; isto é possível principalmente através de anúncios, divulgação de produtos e parcerias com marcas. Com um público fiel que lê os posts diariamente, os blogs de moda estão se consolidando como fontes inesgotáveis de inspiração para as consumidoras atentas ao cenário fashion. Outro grande diferencial dessas blogueiras é a credibilidade que elas passam, na medida em que elas não têm, teoricamante, vínculo comercial com as marcas. As pessoas seguem uma blogueira pois querem ver a avaliação verdadeira dela. De acordo com o administrador, jornalista, empresário, consultor, escritor e professor, Fernando Lummertz, a mídia espontânea, como ocorre nos blogs, é capaz de surtir 10 vezes mais efeito do que a divulgação paga.

Longe de ser apenas um hobby, os portais são, também, um empreendimento e, como as blogueiras são formadoras de opinião, a gerente de projetos de consultoria da GS&MD – Gouvêa de Souza (São Paulo/SP), Laís Bisordi, explica que é importante que as lojas tenham os principais produtos e marcas indicados por elas. “Este público tem o poder de influenciar pessoas e fazê-las procurar por modelos nas lojas. O estabelecimento não precisa se escravizar neste aspecto, mas estar atento e seguir as tendências citadas na mídia em seus produtos e coleções é bastante útil ao negócio”, argumenta.

Apesar disso, não são todos os clientes que consultam os blogs de moda e seguem as tendências, mas dependendo do perfil da marca e da loja, é extremamente relevante se relacionar ou influenciar blogueiras. “Se a marca é voltada para a moda, atende ao público jovem, especialmente o feminino, é muito importante ficar atento a essas questões”, alerta a Laís.


A blogueira Chiara Ferragni tem parceria com a marca italina de tênis Superga e os modelos assinados por ela esgotaram-se em dez dias.

:: AO REDOR DO MUNDO
O Brasil não é o único lugar do mundo onde as it girls fazem sucesso. Blogueiras de diversos países também são muito influentes no cenário da moda. A italiana Chiara Ferragni, do “The Blonde Salad” (www.theblondesalad.com), já fez parceria com várias marcas, enquanto a francesa Betty Autier, do Le Blog de Betty (www.leblogdebetty.com), é referência quando o assunto é portal de tendências. E a norte-americana Aimee Song, do Song of Style (www.songofstyle.com), posta sempre o ‘look do dia’ e produz vídeos para suas seguidoras.

:: THÁSSIA NAVES*
Ícone fashion, a blogueira Thássia Naves, do Blog da Thássia (www.blogdathassia.com.br), faz sucesso tanto nacional, quanto internacionalmente. A it girl apareceu, recentemente, em uma lista espanhola das mulheres mais influentes do mundo da moda. Ao lado dela estão nomes de peso como Constanza Pascolato, Daniella Helayel, Izabel Goulart e Lea T.

Natural de Uberlândia/MG, a fashionista é formada em Image Consultant pelo Instituto Marangoni, de Paris, e iniciou o seu blog em 2009, após uma aula de website do curso de publicidade, no qual também é graduada.

Com 5 milhões de pageviews por mês, 441 mil seguidores na rede social Instagram e 240 mil entre Facebook e Twitter, Thássia revela que encara o blog como um trabalho e que nunca imaginou que teria todo esse sucesso. Confira a entrevista que a it girl concedeu à revista Lançamentos:

Você começou o blog em 2009. Conte para a gente como ele era no início e o que mudou de lá pra cá, seja em conteúdo, seja em foco:
Criei o blog para compartilhar minha paixão por moda com minhas amigas e me divertir com isso. Um professor me deu a ideia em uma aula de mídia alternativa. Desde o começo, o Blog da Thássia sempre teve as mesmas coisas, o que mudou foi a qualidade das fotos e das informações.

Você foi considerada uma das mulheres mais influentes do mundo da moda. Como é carregar esse título e a quais fatores você credita esse reconhecimento?
Eu me dedico em tempo integral para trazer o melhor conteúdo para os leitores. Acredito que muito trabalho rende bons frutos. Ter esse esforço reconhecido é uma alegria muito grande. Sempre estou em busca das principais novidades do mercado para contribuir na elaboração do estilo da mulher atual.

Você tinha noção de que seu blog teria o alcance que tem hoje, com 5 milhões de pageviews por mês? Qual o segredo para se destacar num universo de milhares de blogs sendo criados a todo instante?
Encaro o blog como um trabalho. Tenho leitores fiéis e anunciantes que precisam da minha total atenção. Além da rotina do Blog da Thássia, ainda participo de eventos, reuniões e viagens, sempre buscando ideias de produções com as principais tendências.



Como é administrar seu blog? Como é sua equipe e a rotina de blogueira?
Estou sempre na correria entre viagens, eventos e compromissos profissionais. Começo a trabalhar às 8h da manhã e só paro no final do dia. Minha família me ajuda a administrar os compromissos e conto com uma pessoa trabalhando comigo no escritório em Uberlândia/MG. Além disso, também tenho uma assessoria de imprensa.

Em que momento o blog passou de passatempo a negócio?
Tudo aconteceu muito rápido. Nunca imaginei que o blog teria todo esse sucesso. O começo foi muito legal e as coisas foram acontecendo naturalmente. Junto com os primeiros seguidores também vieram os primeiros contratos, tudo de uma maneira despretensiosa e tranquila.

Todos os looks que você posta são de parceiros comerciais seus? Como você administra essa questão?
A maioria das produções são feitas com coisas minhas. Com o crescimento do blog ganho muitos presentes legais. Acabo economizando dinheiro e comprando mais peças com um valor menor do que se comprasse no Brasil. Só posto roupas que eu realmente uso e acredito na qualidade.

Qual sua aposta de sapato para o verão?
No verão a febre dos cap toes continua. Os modelos para os dias mais quentes pedem uma abertura maior, cores mais vivas e o bico com detalhes diversos. Os saltos precisam ser mais baixos e confortáveis, o que deixa o look mais clássico.

E a modelagem e cor de bolsa preferida?
Sou apaixonada por bolsas. Tenho muitos modelos e quase todos são essenciais. Minhas preferências mudam de acordo com cada coleção. No momento, estou usando muito uma bolsa Channel mini-pink.

Qual a sua avaliação do estilo da mulher brasileira? Já aprendemos a nos vestir?
Temos ótimas opções acessíveis e de luxo no mercado nacional. As mulheres brasileiras estão cada vez mais envolvidas com a moda e mais sofisticadas. O mais importante é não ter medo de ousar e apostar nas principais tendências.

* Colaborou Roberta Pschichholz

:: COMO UTILIZAR O CONTEÚDO DAS BLOGUEIRAS A SEU FAVOR:
- Construir seu próprio blog de moda;
- Trazer informações atualizadas e relevantes de moda a seus clientes;
- Estreitar o relacionamento com o público formador de opinião;
- Convidar blogueiras para produzir conteúdo;

Fonte: Laís Bisordi, gerente de projetos de consultoria da GS&MD – Gouvêa de Souza (São Paulo/SP).