De volta para o presente

Sinônimo de conforto e estilo, o slide confirma-se como um dos grandes hits do verão 2018. Pudera! Calça homens e mulheres, conferindo às produções um ar de contemporaneidade com pitadas retrô. Destaque no mix de quase 100% das marcas nacionais para a temporada, o queridinho da moda abre nossa série sobre calçados icônicos e revisita memórias de quem não resiste a um bom clássico. Afinal, impossível falar neste modelo sem lembrar do aclamado Rider.

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Fenômeno de aceitação

Foi em 1986 que a Grendene (Farroupilha/RS) lançou o primeiro Rider, direcionado ao público masculino. O sucesso foi tamanho que, no primeiro semestre, ultrapassou a marca de 500 mil pares produzidos ao mês. A ideia do projeto era oferecer um calçado esportivo, masculino, mais elaborado em relação ao flip flop. Logo, o portfólio da marca passou a atender também os públicos feminino e infantil. Hoje, a Rider está presente em mais de cem países, renovando seus produtos a cada temporada, com novos materiais e tecnologias.

O primeiro Rider tinha solado azul, tira branca com duas listras – uma azul e uma vermelha – próximas ao peito do pé, o logotipo da marca em vermelho e outra listra em azul-marinho perto dos dedos. O estilo náutico era a principal referência do modelo, com uma vela estilizada ao lado do nome. Na sequência, o logo foi redesenhado, com linhas inspiradas em um circuito de automobilismo, agregando inspiração esportiva ao produto. O material confortável da gáspea foi considerado uma grande inovação para a época.

Vintage cool

Em 2016, a marca celebrou seus 30 anos homenageando o produto mais icônico de sua história, com o lançamento de uma releitura quase idêntica da gáspea, apresentada pelo então jogador de futebol Falcão, em 1986 – o Rider R86. Por falar em Falcão, grandes nomes de diferentes esportes posaram para campanhas, pioneiras em posicionar o produto como representante de um lifestyle digno dos grandes campeões, ideal para momentos relax.

Campanhas inesquecíveis

→ A Rider começa a contar a sua história em parceria com a agência de publicidade WBrasil, em 1988. O modelo foi apresentado para o público por Falcão, na primeira e icônica campanha que consagrou o slogan “Dê férias para os seus pés";
→ Na sequência, são lançadas novas parcerias com grandes nomes do esporte, como Careca, Romário, Emerson e Christian Fittipaldi, além de Nelson Piquet;
→ Nos anos 1990, como um dos maiores anunciantes brasileiros da época, a Rider apresenta seus produtos em clipes com regravações de grandes sucessos da música brasileira na voz dos ídolos da época nos intervalos do Fantástico, na Rede Globo. “Como uma onda no mar”, “Vamos
fugir”, “Descobridor dos 7 mares” e outras melodias fizeram parte da história e grudaram no imaginário coletivo;
→ Em 2009 e 2014, a Rider assume novos posicionamentos, com atualização de produtos e uma atitude mais jovem e lifestyle descontraído – Enjoy the Ride e Lifeaholic, respectivamente, aproximam a marca de um público que não se identificava mais com os antigos ídolos.