10 dicas de VM para expor calçados

A exposição de calçados tem o potencial de ser emocionante, de ser um convite à experimentação e de nos contar uma história sobre seu uso e estilo de vida. Entretanto, na maioria das vezes, o que o consumidor encontra no varejo são longas prateleiras com uma infinidade de modelos e estilos, em uma loja com vitrines abarrotadas de produtos.

Com o advento das grandes redes de fast fashion, o visual merchandising tem sido um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio de calçados. Quer seja para uma loja de departamentos ou para uma loja exclusiva de sapatos, é importante ter uma exibição bem pensada, que possa destacar a singularidade de seus produtos e dar aos clientes razões para entrar na sua loja e comprá-los.

Quando o assunto é sapato, as 3 dicas fundamentais para a exposição são as seguintes:

→ CONHECER seu público-alvo;

→ Ter um TEMA;

→ EXIBIR os PARES e não os pés de sapatos.

Pronto para dar uma turbinada no VM com a chegada da coleção de verão? Então confira a lista completa de dicas a seguir e dê uma nova aparência à sua loja, consequentemente, impactando suas vendas!

1 Escolha os MODELOS que MELHOR REPRESENTAM as coleções, o estilo de vida do seu CONSUMIDOR e as MARCAS com as quais você trabalha para expor em DESTAQUE, dentro do ponto de venda e na vitrine;

2 Ter um TEMA para a exposição faz toda a diferença, em especial na vitrine. Nessa foto, a marca Jimmy Choo criou um “banquete” com os modelos da nova coleção;

3 Invista em DISPLAYS e suportes ESTILOSOS para a exposição dos seus produtos. Não precisam ser caros, mas devem AGREGAR VALOR e destacar os seus produtos;

4 EXPONHA os calçados em PARES, especialmente na vitrine. Essa é a REGRA de ouro da exposição de sapatos;

5 Deixe ESPAÇOS VAZIOS entre um par e outro, especialmente em um grupo grande de produtos expostos. O espaço é FUNDAMENTAL para manter a CLAREZA de informações para o público;

6 Investir em DISPLAYS e FUNDOS que EVIDENCIEM os calçados facilitam a COMUNICAÇÃO VISUAL da exposição, além de reforçarem o tema e a sua marca;

7 Tem POUCO ESPAÇO na vitrine? OUSE em CENÁRIOS e ambientações também no interior da loja. Datas comerciais são ótimas oportunidades para começar a treinar este tipo de exposição com sapatos;

8 CONHECER seu PÚBLICO-ALVO é essencial para qualquer negócio. EXPLORE o universo do seu cliente, sugerindo, através da exposição, como o calçado pode ser usado dentro do estilo de vida dele;

9 PRECIFICAÇÃO e quaisquer informações sobre o calçado devem estar CORRETAS e claramente VISÍVEIS para os clientes, em displays e tags próprios para estas funções;

10 EVITE expor os calçados na parte mais BAIXA da vitrine. O ideal é que os produtos fiquem o mais próximo possível do NÍVEL DOS OLHOS do consumidor.