NO TOPO!

  • Balmain
  • Prada
  • Fendi
  • Giorgio Armani
  • Blumarine
  • Chane
  • Michael Kors
  • Stella McCartney
  • Tom Ford
  • Lanvin
  • Lucas Nascimento
  • Gianfranco Ferré
  • Versace
  • Alexandre Wang
  • Dolce & Gabbana
Balmain Prada Fendi Giorgio Armani Blumarine Chane Michael Kors Stella McCartney Tom Ford Lanvin Lucas Nascimento Gianfranco Ferré Versace Alexandre Wang Dolce & Gabbana
Fotos: Agência Fotosite/First View PUBLICADA EM 16/12/2013
EVENTO

Nesta edição, finalizamos a apresentação de tendências para o outono-inverno 2014 a partir das imagens dos principais desfiles do Hemisfério Norte. Para fecharmos com chave de ouro, elaboramos um ‘top 5’ de materiais, cores e estampas que estarão no topo dos artigos de moda para as mulheres nos dias de frio. Estas informações ajudarão o lojista a acertar nas compras para a próxima temporada gelada. Afinal, estas referências farão parte do design dos calçados e acessórios da estação de baixas temperaturas.

ALÉM DA PROTEÇÃO
Entre os materiais para o inverno 2014, os couros têm espaço garantido. Além das versões clássicas, lisas e em nuances neutras — branco, cinza, preto e tons terrosos —, opções texturizadas e pony skin também estão em alta. As modelagens que exploram esta matéria-prima evidenciam o conforto e oferecem proteção reforçada para os dias de frio mais intenso. Falando em conforto, vale ressaltar a importância que os tricôs e malhas com fios mais robustos ganharam nas passarelas europeias e americanas. De toque macio, peças com golas expressivas e pontos elaborados dividiram espaço nas coleções. Materiais metalizados, em sua maioria maleáveis, surgem como uma alternativa para animar e valorizar as produções de inverno. Outra superfície macia que voltou a ter espaço na moda foi o veludo. Esta temporada foi marcada pelo retorno deste material, em seus mais diferentes tipos, com direito, inclusive, a versão com efeito molhado. Polêmico, o uso das peles ganhou expressão na catwalk. Este tema divide opiniões fashionistas quando o assunto é a real necessidade das peles nas criações atuais, principalmente quando se fala tanto em proteção animal e se tem uma evolução grande no desenvolvimento de materiais sintéticos que se assemelhem a elas.

INFORMAÇÕES VISUAIS
Os florais, que marcaram presença no verão passado nas passarelas internacionais, seguiram em alta nas coleções para o frio. Nas propostas para as baixas temperaturas, o que chama atenção são as versões maxi das imagens de flores. Já entre as animal prints, vale falar sobre a charmoso e moderno desenho inspirado pela pele das zebras. Ela, além de trazer a informação visual atrelada ao universo das savanas, também está entre as responsáveis por reforçar o duo preto e branco para a moda feminina de maneira renovada e original. E se, por um lado, temos ares renovados, por outro, clássicos como o tweed — valorizado e eternizado pela estilista Coco Chanel — e o xadrez, grandes presenças de qualquer inverno, ganharam ares fashionistas nas criações. Outra estampa bem conhecida, a camuflada, inspirada nos uniformes de guerra dos soldados, tem presença garantida não só nas propostas casuais, mas principalmente em modelagens refinadas e que contrastam com seu visual masculinizado e forte.

DANDO O TOM
As tonalidades acinzentadas surgem como uma bela aposta dentro da cartela das nuances neutras. Apesar de serem consideradas intermediárias e menos expressivas dentro desta seleção tonal, elas estarão em alta e aparecerão, inclusive, em looks inteiros. Isso indica que sapatos e acessórios nestes tons merecerão atenção no momento das compras para a próxima temporada fria. Já entre as cores quentes, vale destacar a presença do clássico e apaixonante vermelho. Em suas versões mais vivas e marcantes, ele deve esquentar as produções femininas. Já o preto, que é um básico de qualquer estação, surge em peças que o exploram em seu visual, ganhando ainda mais expressão e aplicação. A influência dark, que dá sequência à tendência punk, está entre as responsáveis pela inclusão da cor preta na paleta de tons da moda feminina para o frio. O branco está entre as ousadias para o outono-inverno. Sua claridade e leveza contrasta com o visual pesado que geralmente tende a ser associado às produções adequadas para as baixas temperaturas. É importante ficar atento e cauteloso na hora de comprar artigos das coleções brasileiras neste tom para o inverno 2014. Afinal, a consumidora tupiniquim ainda não está tão habituada com esta nuance tomando conta de suas produções para os períodos gelados. E já que o assunto é frio, atenção para o azul. Entre as cores frias, ele foi o representante oficial desta cartela nas coleções internacionais.