Meditar é estar no presente, diz especialista

Marcelo Collar Meditar é estar no presente, diz especialista Professora de yoga explica peculiaridades da prática
PUBLICADA EM 02/10/2017 - Mary Silva

Você já tentou meditar? Sentar-se em posição de lótus e esvaziar a mente? Quantos segundos você consegue simplesmente não pensar? Dez? Cinco? Nenhum? Acredite, você não está sozinho. Adepta da filosofia oriental há mais de 25 anos, a professora de yoga Sasha Alano assegura que a decisão aleatória de manter a cabeça livre de qualquer pensamento só gera mesmo frustração. “Pedir a alguém que pare de pensar, do nada, é terrível. Com a quantidade de informações que temos, seria extremamente complicado”, confirma a especialista, para tranquilidade dos inquietos. 

Grande objetivo do yoga, a prática demanda uma série de técnicas, que exigem orientação de um instrutor habilitado para que seja realizada com sucesso. Fazendo da maneira certa, não se trata de algo tão difícil, assegura Sasha. “Meditar significa estar no momento presente, realmente em conexão com o agora, atento, concentrado, respirando. O segredo é treinar a mente para dissipar energias acumuladas e, consequentemente, reduzir a ansiedade”, explica. 

Segundo ela, o simples fato de estar 100% focado em uma atividade corriqueira, por exemplo, pode ser considerado como meditar. Isso porque cada pessoa desenvolve sua própria forma de conectar-se com seu corpo e superar seus limites. “É algo que você precisa sentir, mais do que saber”, menciona. 

Autoconhecimento
Explorar os limites da mente e do corpo pela meditação (especialmente com aquelas posturas lindas do yoga que você vê nas redes sociais) é muito mais profundo do que qualquer atividade física, avisa Sasha. “A meta é iluminar-se, livrar-se do sofrimento. No yoga, os movimentos são linkados à respiração, que é algo que só acontece no momento presente. Não há competição, comparações. Em silêncio, você se comunica consigo, se conhece melhor”, ensina.

 

Compartilhe isso:

GOSTOU DO CONTEÚDO?

Faça agora mesmo a assinatura digital e tenha acesso a todo o conteudo da Revista Lançamentos.

JÁ SOU ASSINANTE ASSINE A LANÇAMENTOS
TOPO