Conteúdo para turbinar os negócios no varejo

Michel Pozzebon/GES-Especial Conteúdo para turbinar os negócios no varejo Workshop promovido pelo Jornal Exclusivo reuniu cerca de 200 pessoas
PUBLICADA EM 01/11/2017 - Mary Silva

Às vésperas do período de festas de fim de ano, o mais importante para as vendas no comércio nacional, Jornal Exclusivo e Revista Lançamentos reuniram nomes de expressão para uma tarde de troca de conhecimentos. O Workshop Estratégias Vencedoras para o Varejo, promovido pelos veículos do Grupo Sinos, contou com uma plateia de cerca de 200 participantes, nesta terça-feira, dia 31, no Union Hotel, em Novo Hamburgo.

Para abrir os trabalhos, a palestra O Vendedor Peregrino: Ressignificando Vendas e o Caminho em Busca da Alta Performance abordou a relevância de transformar os comportamentos na rotina profissional para alcançar melhores resultados. A apresentação foi ministrada pelo coach de alta performance e colunista do Exclusivo, Gustavo Campos, ao lado do publicitário Francisco Lima, especialista em Marketing e Comunicação Digital. “É preciso dar significado ao nosso papel no negócio, valorizando e gerando benefícios para o cliente. Assumir a responsabilidade de adotar novas práticas e acreditar que é possível é o que faz a diferença”, apontou Campos.

Gustavo Campos e Francisco Lima brindaram o público com um relato de sua peregrinação a Santiago de Compostela, na Espanha, em 2015. Os desafios e oportunidades de aprendizado da viagem foram relacionados ao dia a dia de uma equipe varejista, em uma verdadeira aula de motivação e liderança. “Planejamento é essencial em todos os empreendimentos. É preciso estar preparado para o que se vai enfrentar e assumir o que se propõe a fazer”, ressalta Lima. Ele completa, pontuando que compartilhar grandes planos acelera o aprendizado.

Cases de Sucesso

A agenda do dia seguiu com o Painel Cases de Sucesso no Varejo, mediado pela editora-chefe do Jornal Exclusivo, Roberta Pschichholz. A modernização do modelo de sapataria da Paquetá the Shoe Company foi o tema inicial do debate, com apresentação do diretor-executivo do grupo, Marcos Ravazzolli. “A partir de uma extensa pesquisa, implementamos o sistema omnichannel, oferecendo uma experiência completa para o cliente, com integração da loja física e online”, explica. O empresário adianta que o próximo passo é aprimorar o atendimento nas lojas. “Em suma, nos apoiamos em tecnologia, arquitetura e visual merchandising para garantir o maior conforto ao consumidor. Agora, vamos usar inteligência artificial para ampliar a interação e nos tornamos mais relevantes no varejo físico nos próximos dez anos”.

Para Claudir Dullius, diretor e proprietário da rede de lojas Dullius e participante do painel, o sucesso demanda entender de gente. “Antes, se vendia objetos, depois desejos. Hoje, vendemos autoestima. A equipe precisa ter qualificação e ser valorizada, pois as pessoas são o centro das coisas. Precisamos de líderes que abram caminho para os seus colaboradores”, diz. O Workshop teve patrocínio da Merkator Feiras e Eventos; apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) e Sindilojas Novo Hamburgo.

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