Belo Horizonte recebe palestra do Fórum de Inspirações

Divulgação Belo Horizonte recebe palestra do Fórum de Inspirações Pesquisa de Verão 2016 será apresentada no 15º Minas Trend
PUBLICADA EM 08/10/2014 -

Nesta semana, os profissionais de moda de Belo Horizonte poderão conferir os conceitos que inspiram o Verão 2016, de acordo com o Fórum de Inspirações. Durante a 15ª edição do Minas Trend, evento que apresenta as apostas das grifes mineiras para a temporada de Inverno 2015, o consultor Marnei Carminatti ministrará palestra, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 09 de outubro, a partir das 15h no auditório do Expominas (Av. Amazonas, 6030 – Gameleira – Belo Horizonte). Até novembro, o projeto passará por 28 polos produtivos e um polo varejista apresentando as inspirações para o Verão 2016, tema da próxima edição do Inspiramais, que acontecerá em janeiro de 2015.

Sob o tema Fronteiras, a iniciativa apresentará as referências que deverão pautar o desenvolvimento de componentes para calçados, acessórios e confecção. Para a temporada, o projeto estabelece novos rumos para a produção de moda e traduz em seus  conceitos a busca de novas sensações levando em conta a sintonia que nos conecta globalmente como consumidores.

Segundo Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), vivemos uma época em que as fronteiras, tanto físicas quanto de pensamento, se romperam. “Há uma sincronização muito grande de informações, baseada no conceito Big Data, onde o monitoramento do consumidor deixou de ser feito através dos grupos para tornar-se individual”, afirma o estilista. “O conceito da ‘vída líquida’, preconizado pelo filósofo Zygmunt Bauman traduz a velocidade com que recebemos, decodificamos e utilizamos as influências, portanto as ideias de rompimento e fluidez constituem o epicentro do debate”.

Durante o Fórum de Inspirações, a temática será explorada a partir de três conceitos distintos: Metrópole, que aborda a percepção da cidade através de uma ótica infantil, livre e bidimensional, reforçando a ideia de sequencias; Suavidade, que evoca cores e formas em sintonia com os elementos da natureza ensolarada, trabalhando a ausência ou a intensidade dos contornos; e Deslocamento, inspirado na emoção, ruptura, transformação, movimento, origem e gêneros.

Para participação no evento em Belo Horizonte/MG, a inscrição antecipada pode ser feita através do site www.inspiramais.com.br. Mais informações também podem ser obtidas através do e-mail design@assintecal.org.br ou pelo telefone do Sindicalçados (31) 3223-1100.

Realização - O Fórum de Inspirações é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components By Brasil (FCBB), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O evento tem como parceiros o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Tem o apoio da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Programa de Internacionalização da Moda Brasileira (TexBrasil), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) e Instituto by Brasil (IBB).

Altero, Amplast/J. Shayeb, Bertex, BHZ Design, Cipatex, Cofrag, Colorgraf, Sappi Warren, Twiltex, CST, Espugum, Magma e York são as patrocinadoras do evento. A gráfica oficial é a Comunicação Impressa.

Compartilhe isso:
TOPO