CALÇADOS | Verão 2014

ADORNOS

A opulência do inverno ganha uma nova interpretação no verão. A riqueza traduz-se em esplêndidos bordados e aplicações que vão além do cabedal, ganhando destaque nos saltos e solados. Franjas se consolidam ainda mais nas propostas para o calor e estão entre os principais adornos desta temporada. Nas pedras e pedrarias, versões mais naturais e rústicas, de acabamento liso, estilo cabochão, dividem espaço com peças facetadas e com brilho cristalino. Nos enfeites metálicos, fechamentos, placas de metal e correntes estão entre as atrações.

Etro Kenzo Moschino

CORES

Os tons mais vibrantes já são velhos conhecidos da moda na temporada quente. Porém, depois de muitas estações sendo explorados exaustivamente, agora as tonalidades fortes passam a ser usadas de maneira mais pontual, muitas vezes em versões mais fechadas do que em coleções passadas. Tons empoeirados, desbotados e mais claros estão mais expressivos e compõem uma das cartelas mais importantes desta primavera-verão. Na seleção de neutras, mesmo no calor, o preto continua mostrando seu valor, seguido pelo branco e pelo cinza. Nudes claros chamam atenção entre as nuances terrosas e arenosas.

Fendi Maurizio Pecoraro Rebecca Minkoff

FORMAS

Os modelos de calçados abertos sempre serão as grandes atrações das temporadas quentes. Opções de sandálias e chinelos apareceram entre as apostas dos estilistas, apresentadas nas catwalks do hemisfério norte. O que surpreendeu por lá foram as grifes que investiram em um verão repleto de modelos mais fechados.

Givenchy Haider Ackermann

MATERIAIS

Nas matérias-primas que compões os sapatos femininos, vale destacar a importância das  transparências. Telados, vinílicos, acrílicos, bem como as rendas. Logo depois, os acabamentos metálicos e metalizados espelhados, que atraem olhares pelo visual inovador, em grande parte, aplicados em laminados sintéticos. 

Balmain

FRENTES

Seguindo sua saga, os bicos mais afilados continuam buscando seu espaço nesta temporada quente. Por outro lado, peças com frentes mais curtas e mais quadradas despontaram e se destacaram em muitas coleções. As versões redondas ficaram um pouco de lado, mas não desapareceram, pelo contrário. Elas surgiram preservadas nas sapatilhas e escarpins que, em sua maioria, carregam referências retrôs em seus desenhos.

Alberta Ferretti Calvin Klein Louis Vuitton Roberto Cavalli

COURO

Os tradicionais e já conhecidos couros lisos e naturais seguem como alternativas certeiras para o verão 2014. Em alguns casos, uma nuance mais rústica toma conta das construções que exploram essas matérias-primas. Neste segmento, as inovações ficam por conta dos acabamento metalizados, estampas, texturas e pelos. Atenção especial para peças que exploram o visual das peles de cobras e de arraias, sejam elas verdadeiras ou representações em couro bovino ou caprino.

Chloé Max Mara

SALTOS E SOLADOS

A cada temporada, os saltos e os solados ficam ainda mais expressivos, um verdadeiro convite para a inovação. Plataformas e anabelas ganham desenhos, transparências, aplicações, recuos e vazados. Os saltos altos podem ser divididos de forma rápida entre três tipos: os finos e precisos, os blocados e imponentes e os com curvas, especialmente delineados. Nos materiais, atenção para as madeiras, metais, acrílicos e peças forradas pelo mesmo material do cabedal.

Anteprima  Osman Dolce & Gabbana

Leia essa matéria completa e muito mais dicas Trends na edição #39 da revista Lançamentos Preview.