CALÇADOS | Verão 2014

FORMAS

Modelagens diferenciadas e com volume, para agradar todos os gostos. É assim que o verão 2014 se apresenta aos homens, bem mais antenados e exigentes. Abotinados, tênis, chinelos, sandálias, mocassins, dock sides, oxfords e loafers estão na lista de desejos e 'necessidades' deles.

Ann Demeulemeester Ports Versace

MATERIAIS

Uma variedade de materiais chega para deixar o verão ainda mais amplo. Couros e tecidos dividem espaço nas coleções. Fitas, algodões, jeans e materiais vinílicos estão entre as possibilidades da temporada quente de 2014. Trabalhos manuais como o tressê também são valorizados nos calçados e acessórios masculinos.

Christian Lacroix CSH Mihara Yasuhiro

COURO

A variedade desse material é grande nos calçados da temporada quente. Macios, revelam superfícies brilhantes, aveludadas e lisas. Couros exóticos também estão na lista das preferências dos homens, como crocodilo e serpente. Couros com acabamento metalizado estão entre as tendências e são bastante utilizados nas coleções.

John Galliano  SMA Fendi

CORES

A cartela de cores chega tímida ao público masculino, com neutros para fazer base no guarda-roupa. Branco, uma das mais importantes do período, está em muitos desfiles, levantando a bandeira do verão. Ao seu lado, vários tons que andam de mãos dadas, como nude e bege, perfeitos para os dias de calor. Cinza é outra importante cor para as altas temperaturas, pois combina com quase tudo e, ainda, o preto chega para fechar o leque de opções.

Dolce & Gabbana

Uma paleta mais alegre e divertida também chega junto com o verão para os homens. Entre as cores  preferidas por eles está o azul em diferentes tons – o Klein é um dos preferidos. Verde, amarelo e vermelho surgem como opção um pouco mais divertida e devem fazer bastante sucesso quando os termômetros subirem.

 Mihara Yasuhiro Fendi


SALTOS E SOLADOS

Leves e flexíveis, os solados da temporada quente garantem mobilidade e conforto aos pés. Algumas grifes ousam nos formatos e arriscam solados que ultrapassam os limites dos calçados, criando uma ilusão com relação ao seu formato.

Calvin Klein John Galliano Ports 1961

FRENTES

A dianteira dos calçados do verão 2014 tem nos formatos redondos a sua maioria de modelos, desde os mais largos até os mais estreitos. Frentes realmente afiladas aparecem, porém com menos frequência – esse movimento já está ocorrendo desde algumas estações, mas ainda não emplacou. Algumas grifes sugerem frentes abertas aos homens, como os peep toes das mulheres. A pergunta é: será que fica no guarda-roupa?

Oliver Spencer Tillmann Lauterbach

ADORNOS

Ousadia é uma das características da temporada de verão 2014 para os homens. Diversos enfeites surgem nos calçados, como pelos, e metais – fivelas, spikes e tachas são os mais comuns. Pedras e cristais também estão nos sapatos dos homens, criando um estilo bastante próprio e audacioso. Correntes, fechos e o clássico tassel também aparecem.

Ermenegildo Zegna Kolor YPJ

Leia essa matéria completa e muito mais dicas Trends na edição #39 da revista Lançamentos Preview.