Sustentável

Calças esportivas são produzidas a partir de pneus reciclados

Linha de vestuário outdoor foi desenvolvida por marca esportiva alemã
Por Da Redação - 04-05-2021

Design atemporal, material robusto e reparação simples. Estes são alguns dos atributos de uma linha de vestuário outdoor (para atividades ao ar livre) da marca esportiva alemã Vaude, que é produzida a partir da matéria-prima de pneus quimicamente reciclados.

"Empregamos uma inovadora poliamida que pode ser utilizada na fabricação de têxteis de alta qualidade. Durante a produção, economizamos matérias-primas fósseis, ao mesmo tempo que oferecemos aos nossos clientes uma pegada de carbono reduzida", explica Christoph Gahn, vice-presidente de Ggstão de negócios de poliamidas da Basf, empresa que desenvolveu a matéria-prima produzida a partir da reciclagem de pneus.

A companhia química fornece óleo de pirólise – processo de transformação por aquecimento de uma mistura ou de um composto orgânico em outras substâncias – de pneus velhos em sua produção Verbund (integrada) em Ludwigshafen, na Alemanha e, fazendo isso, substitui parcialmente os recursos fósseis. Os materiais reciclados têm as mesmas propriedades dos produtos convencionais, o que faz com que possam ser processados e utilizados da mesma forma.